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Representações do vampiro: de Drácula de Bram Stoker a Entrevista com o Vampiro de Anne Rice
dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de | |
dc.contributor.author | Silva, Vanessa Sofia Brito da | |
dc.date.accessioned | 2014-03-14T14:38:24Z | |
dc.date.available | 2014-03-14T14:38:24Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mest., Estudos Literários e Artísticos (Estudos Literários), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 | por |
dc.description.abstract | Na Literatura e no Cinema, a temática das metamorfoses sobrenaturais tem despertado grande interesse, especialmente a dos vampiros. Assim, a nossa dissertação, intitulada Representações do Vampiro: de Drácula de Bram Stoker a Entrevista com o Vampiro de Anne Rice, versa sobre as alterações dos modos de representação da metamorfose vampírica, cronologicamente, no âmbito literário e cinematográfico, encontrando-se dividida em quatro capítulos, para além da Introdução, Conclusão e Bibliografia. No capítulo intitulado “Questões teórico-metodológicas e definição de conceitos- -chave”, tratamos as relações entre a Literatura e o Cinema, bem como a definição dos géneros narrativos associados à temática do sobrenatural. No capítulo intitulado “Representação do vampiro: da Antiguidade ao século XVIII”, apresentamos as características lendárias dos vampiros ancestrais, fisicamente monstruosos, sedentos de sangue e, até, canibais. No capítulo intitulado “O vampiro moderno: a sedução do mal” encontram-se três subpontos: “a) Representações oitocentistas do vampiro na literatura ocidental (alguns exemplos significativos anteriores ao Drácula)”, “b) O caso de Drácula de Bram Stoker (1897)” e “c) Sentidos contemporâneos da obra cinematográfica de Francis Ford Coppola intitulada O Drácula de Bram Stoker (1992)”. No século XIX, o vampiro manteve características lendárias, surgindo com aspetos novos e de forma sedutora. Depois de Polidori, Bram Stoker criou o conde Drácula, o mais célebre dos vampiros da História. No século XX, este romance originou filmes de importantes cineastas, como F.W. Murnau, T. Browning e F.F. Coppola. O capítulo designado “O vampiro contemporâneo: monstro ou vítima?”, divide-se em dois subpontos: “a) O caso de Entrevista com o Vampiro de Anne Rice (1976) e a sua adaptação cinematográfica por Neil Jordan (1994)” e “b) Séculos XX e XXI: outros marcos importantes do mito vampírico na literatura e no cinema ocidentais”. Nele aludimos à contemporaneidade, onde os vampiros surgem sedutores, ou seres angustiados devido à recusa da sua natureza monstruosa. | por |
dc.identifier.tid | 202487024 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3634 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.title | Representações do vampiro: de Drácula de Bram Stoker a Entrevista com o Vampiro de Anne Rice | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado de Estudos Literários e Artísticos. Especialidade em Estudos Literários | por |