Repository logo
 
Publication

O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerra, Joaquim
dc.contributor.advisorZurita, Mercedes
dc.contributor.authorSantos, Sónia Cristina Madeira dos
dc.date.accessioned2016-05-06T07:56:26Z
dc.date.available2016-05-06T07:56:26Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractA conceção do ensino de línguas nos dias de hoje é claramente diferente daquela que se praticava há duas décadas atrás. Visando preparar o aluno para as diferentes situações de comunicação na vida real, a sala de aula é agora encarada como uma extensão da realidade e o aluno é um agente social que se serve da língua em contexto de aula para replicar situações do quotidiano. Subjaz ao ensino do Português e do Espanhol a abordagem comunicativa, na qual professores e alunos desempenham novos papéis: o professor é o responsável por criar condições que propiciem a aprendizagem, é o organizador e gestor das atividades, é o facilitador da aprendizagem; o aluno é considerado o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, a quem se exige uma postura ativa, reflexiva e responsável e a quem são proporcionadas ferramentas para aprender a aprender, tornando-o mais autónomo e eficiente na aprendizagem e no uso da língua objeto de estudo. Nesta nova forma de entender o ensino das línguas, a língua, veículo de aquisição e transmissão de conhecimentos, de representação da realidade e de expressão do eu, é usada de acordo com os diferentes elementos que nela intervêm, designadamente o contexto, os interlocutores e a situação comunicativa. Atendendo ao exposto, durante o meu estágio procurei implementar uma metodologia de ensino que respondesse às novas exigências educativas sem esquecer que o fim último da aprendizagem de uma língua é o desenvolvimento eficiente da competência comunicativa do aluno.pt_PT
dc.identifier.tid201363089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8153
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de línguaspt_PT
dc.subjectCompetência comunicativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPapel dos professorespt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt_PT
dc.titleO paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanholpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Ensino de Português e Espanholpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório da PPS (vol. I)..pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório da PPS anexos (vol. II).pdf
Size:
29.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: