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O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Guerra, Joaquim | |
| dc.contributor.advisor | Zurita, Mercedes | |
| dc.contributor.author | Santos, Sónia Cristina Madeira dos | |
| dc.date.accessioned | 2016-05-06T07:56:26Z | |
| dc.date.available | 2016-05-06T07:56:26Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.date.submitted | 2015 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Ensino de Português e Espanhol), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 | |
| dc.description.abstract | A conceção do ensino de línguas nos dias de hoje é claramente diferente daquela que se praticava há duas décadas atrás. Visando preparar o aluno para as diferentes situações de comunicação na vida real, a sala de aula é agora encarada como uma extensão da realidade e o aluno é um agente social que se serve da língua em contexto de aula para replicar situações do quotidiano. Subjaz ao ensino do Português e do Espanhol a abordagem comunicativa, na qual professores e alunos desempenham novos papéis: o professor é o responsável por criar condições que propiciem a aprendizagem, é o organizador e gestor das atividades, é o facilitador da aprendizagem; o aluno é considerado o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, a quem se exige uma postura ativa, reflexiva e responsável e a quem são proporcionadas ferramentas para aprender a aprender, tornando-o mais autónomo e eficiente na aprendizagem e no uso da língua objeto de estudo. Nesta nova forma de entender o ensino das línguas, a língua, veículo de aquisição e transmissão de conhecimentos, de representação da realidade e de expressão do eu, é usada de acordo com os diferentes elementos que nela intervêm, designadamente o contexto, os interlocutores e a situação comunicativa. Atendendo ao exposto, durante o meu estágio procurei implementar uma metodologia de ensino que respondesse às novas exigências educativas sem esquecer que o fim último da aprendizagem de uma língua é o desenvolvimento eficiente da competência comunicativa do aluno. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201363089 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8153 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino de línguas | pt_PT |
| dc.subject | Competência comunicativa | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Papel dos professores | pt_PT |
| dc.subject | Alunos | pt_PT |
| dc.subject | Estratégias da aprendizagem | pt_PT |
| dc.title | O paradigma comunicativo e a presença da metodologia por projeto/tarefa no ensino-aprendizagem do português e do espanhol | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Línguas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Ensino de Português e Espanhol | pt_PT |
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