Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Affordances de um recreio do pré-escolar: efeito da manipulação do ambiente na ocorrência de habilidades motoras fundamentais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório PES_Alexandra Gonçalves19.pdf1.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Existe uma grande variedade de espaços de recreio escolares que poderão abranger inúmeras possibilidades de ação ou affordances que poderão ser mais ou menos diversificadas. O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) e teve como objetivo principal identificar as possibilidades de ação, em termos das habilidades motoras fundamentais (HMF), do espaço exterior de recreio de uma instituição de educação pré-escolar. Participaram neste estudo 16 crianças, 7 do sexo feminino e 9 do sexo masculino, entre os 3 e os 5 anos de idade. A brincadeira livre no recreio foi filmada em 3 dias por períodos de 15 minutos, durante os quais foram registadas as HMF realizadas. Métodos de amostragem e registo permitiram identificar, através da observação da brincadeira livre e espontânea das crianças participantes, as HMF que o espaço exterior oferecia e qual a categoria de habilidade menos promovida. Os resultados evidenciaram que o recreio não promovia a realização de HMF manipulativas, o que nos levou a realizar uma manipulação do ambiente de recreio colocando bolas. A presença de novos materiais proporcionou às crianças outras possibilidades de ação, favorecendo designadamente a emergência de ações manipulativas. Com a realização do presente estudo constatou-se que este espaço exterior (semelhante a muitos outros de outros estabelecimentos de educação pré-escolar), idealmente um espaço com diferentes possibilidades de ação (incluindo a possibilidade de desenvolver HMF), estava subaproveitado. Revelou-se assim fundamental repensar o espaço e o que este oferece em termos de exploração e desenvolvimento motor e perceber se é necessário realizar manipulações de forma a torná-lo mais rico e convidativo a um leque mais diversificado de habilidades motoras.

Description

Keywords

Habilidades motoras fundamentais Affordances Recreio Educação pré-escolar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License