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Estudo da mobilidade dos funcionários e investigadores da Universidade do Algarve

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Os campi dos Institutos de Ensino Superior (IES) funcionam à semelhança de uma microcidade, uma vez que existe uma rede de mobilidade (transportes), fluxo de pessoas, restauração (cantinas, bares, centro de cópias/papelaria, por exemplo), produção de resíduos e usufruto de energia e água. Estas práticas atribuem aos IES da região, deveres socioambientais e económicos. Todavia, a sua responsabilidade sustentável carece de planos estratégicos devidamente fundamentados; planos que devem ser implementados à luz dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), próprios para este género de instituições. A implementação destes planos pode também ser auxiliada pela avaliação através de diversos rankings, consoante o seu foco e tipo de atividade, de forma a conferir uma melhor perceção da situação corrente na qual a instituição se encontra. Por outro lado, vivem-se tempos de urgência climática, e, por essa mesma razão, surgiu a necessidade de estudar e atualizar os meios de transportes adotados pelos docentes, investigadores e funcionários. A intenção é compreender as preferências dos mesmos, ou seja, os padrões de mobilidade dos trabalhadores da academia. Bem como os seus hábitos quotidianos sustentáveis. As distâncias entre o ponto de partida e o ponto de chegada das deslocações variam consoante o tipo de veículo associado ao tipo de energia/combustível adotado. Os resultados indicam que ocorrem, sobretudo, padrões de mobilidade que estão associados a maiores emissões de CO2 requerendo-se o desenvolvimento de um plano de mobilidade da Universidade do Algarve.
The Higher Education Institutes’ (HEI) campi work like a microcity since there is a mobility network (transportation), a stream of people, catering (canteens, cafeterias, stationery shops, for example), waste production, use of water, and energy. These practices assign local socio-environmental and economic duties to the HEI. However, their sustainable responsibility lacks accordingly reasoned strategic planning; plans that should be implemented considering the appropriate Environmental Management Systems (EMS) for this kind of institution. The implementation of these plans can also be aided by evaluation through various rankings, depending on their focus and type of activity, to provide a better understanding of the current situation in which the institution finds itself. On the other hand, we are living in times of climate urgency, and, for that reason, the need arose to study and update the means of transport adopted by teachers, researchers, and employees. The intention is to understand their preferences, in other words the mobility patterns of the academy's workers. As well as their daily sustainable habits. The distances between the point of departure and the point of arrival of the journeys vary according to the type of vehicle associated with the type of energy/fuel adopted. The results indicate that mobility patterns occur, above all, that are associated with higher CO2 emissions, requiring the development of a mobility plan for the University of Algarve.

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Sistemas de gestão ambiental Certificação ambiental Mobilidade Mitigação de Carbono Emissões de gases de efeito estufa Campus sustentável Instituições do Ensino Superior

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