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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo centra-se nas práticas de seleção de diplomados do Ensino Superior, por parte de
empregadores dos setores privados, público e terceiro setor, de duas regiões de Portugal, uma situada no
norte e outra no sul. Pretendeu-se conhecer quais são as técnicas mais utilizadas pelos empregadores dos
três setores e identificar fatores que influenciem o processo de seleção de graduados. Para a recolha de
dados, foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas a empregadores dos três setores económicos.
Quanto à análise dos dados, foram consideradas categorias emergentes, no sentido de descobrir padrões de
significado, com recurso a um procedimento indutivo. Os resultados sugerem que as práticas de seleção
mais utilizadas são a) a análise curricular, através da qual é feita uma pré-seleção dos candidatos que
apresentam um curriculum vitae (CV) claro e sucinto e que reúnem os requisitos mínimos de formação
académica e de experiência profissional tendo em conta a vaga para a qual estão a recrutar; e b) a entrevista
de seleção, na qual tentam avaliar as competências transversais e a correspondência entre os valores do
candidato e os da organização. O estudo revela que as competências transversais parecem ser hoje muito
importantes para os empregadores e que a ideia de empregabilidade está relacionada com a responsabilidade
individual dos graduados; destaca também o aumento das expectativas dos empregadores face à
responsabilidade das Instituições de Ensino Superior na promoção da empregabilidade dos seus estudantes.
Description
Keywords
Empregabilidade Práticas de seleção Ensino superior Competências transversais
Citation
Publisher
UDC / UMinho