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Práticas de seleção de graduados: currículo ideal e competências valorizadas

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6994-Artículo-23686-1-10-20201127.pdf328.17 KBAdobe PDF Download

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O presente estudo centra-se nas práticas de seleção de diplomados do Ensino Superior, por parte de empregadores dos setores privados, público e terceiro setor, de duas regiões de Portugal, uma situada no norte e outra no sul. Pretendeu-se conhecer quais são as técnicas mais utilizadas pelos empregadores dos três setores e identificar fatores que influenciem o processo de seleção de graduados. Para a recolha de dados, foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas a empregadores dos três setores económicos. Quanto à análise dos dados, foram consideradas categorias emergentes, no sentido de descobrir padrões de significado, com recurso a um procedimento indutivo. Os resultados sugerem que as práticas de seleção mais utilizadas são a) a análise curricular, através da qual é feita uma pré-seleção dos candidatos que apresentam um curriculum vitae (CV) claro e sucinto e que reúnem os requisitos mínimos de formação académica e de experiência profissional tendo em conta a vaga para a qual estão a recrutar; e b) a entrevista de seleção, na qual tentam avaliar as competências transversais e a correspondência entre os valores do candidato e os da organização. O estudo revela que as competências transversais parecem ser hoje muito importantes para os empregadores e que a ideia de empregabilidade está relacionada com a responsabilidade individual dos graduados; destaca também o aumento das expectativas dos empregadores face à responsabilidade das Instituições de Ensino Superior na promoção da empregabilidade dos seus estudantes.

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Empregabilidade Práticas de seleção Ensino superior Competências transversais

Pedagogical Context

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