| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 604.88 KB | Adobe PDF | |||
| 22.3 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
É universalmente aceite que a saúde é o estado de perfeito bem-estar físico,
mental e social. O desempenho escolar dos jovens é um dos pilares que condiciona este
estado de bem-estar.
O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da influência de
factores internos ao indivíduo (optimismo, satisfação com a vida e expectativas de
eficácia) e de factores a ele externos (suporte social), bem como de questões
motivacionais e hábitos de estudo, no (in) sucesso escolar.
Trata-se de um estudo de natureza exploratória que utilizou como instrumentos a
Escala de Optimismo, a Escala de Auto-eficácia Percebida Especifica de Situações
Académicas, a Escala de Satisfação com o Suporte Social, a Escala de Satisfação com a
Vida, a Escala de Motivação Intrínseca versus Motivação Extrínseca, o Inventário de
Hábitos de Estudo e um questionário de natureza socio-demográfica.
Os resultados obtidos permitiram identificar um factor interno, a auto-eficácia,
como relevante para o desempenho escolar, não se encontrando relação igualmente
significativa para o factor externo. Obtiveram-se, ainda, resultados que indicam uma
influência da motivação e dos hábitos de estudo no (in) sucesso escolar. Por outro lado,
verificaram-se, também, indicações em termos da influência de factores de natureza
psicológica e comportamental no sucesso escolar, e entre estes dois tipos de factores,
bem como de influências de algumas variáveis de natureza socio-demográfica nos
factores psicológicos e comportamentais.
Estes dados reforçam a ideia do (in) sucesso escolar como plurideterminado e
com ampla abrangência na vida dos indivíduos.
Description
Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2007
Keywords
Teses Psicologia da saúde Sucesso escolar Motivação
