Repository logo
 
Publication

O impacto da educação sexual em contexto escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorValadas, Sandra
dc.contributor.authorPaulos, Liliana Sofia Sequeira
dc.date.accessioned2016-04-15T09:53:09Z
dc.date.available2016-04-15T09:53:09Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractNa presente investigação, pela sua complexidade e pressupostos, recorremos a uma metodologia mista, optando-se por apresentar a investigação qualitativa separadamente da quantitativa. No primeiro estudo, foi nossa intenção avaliar a implementação da Educação Sexual (ES) em contexto escolar, na região do Algarve, recorrendo a uma entrevista semidiretiva, aplicada a sete coordenadores de Educação para a Saúde/Educação Sexual (EpS/ES), a um diretor de agrupamento de escolas (AE) e a um docente de Ciências Naturais, de seis AE. Concluímos que a ES foi integrada nos projetos educativos de todos os AE do estudo e nomeados professorescoordenadores para a EpS/ES. Os AE situados em concelhos com menos residentes partilharam mais fatores no processo de implementação da ES, apresentando um percurso mais próximo das recomendações da lei que regula atualmente a ES em contexto escolar. Apesar de os AE terem demonstrado intenção de implementar a ES de forma transversal e interdisciplinar, tem sido a disciplina de Ciências Naturais que mais tem participado na implementação da ES. De acordo com os objetivos da ES privilegiados pelos AE, a ES realizada teve em vista, sobretudo, a aquisição de conhecimentos, seguindo-se, maioritariamente, o modelo médico-preventivo. As limitações à implementação da ES apontadas passaram pelo pouco apoio do Ministério da Educação e Ciência, e pela falta de formação, de experiência e de à vontade dos docentes nesta área. No segundo estudo, avaliámos a dinamização da ES no 3º ciclo do ensino básico (CEB), aplicando dois inquéritos por questionário, o primeiro a 346 alunos do 10º ano, e o segundo a 55 professores do 3º CEB, em seis AE. O estudo permitiu concluir que têm sido os professores de Ciências Naturais os que mais têm dinamizado a ES, que apenas metade da amostra de professores tem formação específica na área da ES e que poucos concluíram formação especializada/pós-graduação. A dinamização da ES tem sido baseada, sobretudo, no diálogo professor/aluno, sendo que a prevenção da gravidez e das infeções sexualmente transmissíveis continuam a merecer maior destaque por parte dos professores. A importância da ES foi reconhecida por quase todos os alunos, e o grupo de pares foi mencionado como sendo o agente educativo mais importante na sua ES. O terceiro estudo visou identificar as variáveis que melhor explicaram os diferentes níveis de conhecimentos dos alunos face à ES. Para tal, foram aplicados dois inquéritos por questionários, o primeiro a 346 alunos do 10º ano, e o segundo a 55 professores do 3º CEB. Dos resultados destacamos o facto de termos identificado três grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimento face à ES: “bom”, “mediano” e “baixo”, sendo que os alunos com bons conhecimentos estão em maioria. A variável que melhor explicou a diferença entre os níveis de conhecimento foi a idade dos alunos, sendo que os alunos mais novos (<16 anos) são os que possuem mais conhecimentos. Também a formação específica na área da ES e a formação especializada/pós-graduação dos professores que dinamizaram a ES explicaram de alguma forma os diferentes níveis de conhecimento. Apesar das limitações decorrentes das amostras estudadas, podemos afirmar que esta investigação contribuiu para um conhecimento mais completo e contextualizado da implementação e dinamização da ES na região do Algarve, permitiu caracterizar a formação dos professores e avaliar os conhecimentos dos alunos face à ES, identificando as variáveis que melhor explicaram os diferentes níveis de conhecimento.pt_PT
dc.identifier.tid202464857
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8004
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação sexualpt_PT
dc.subjectImplementaçãopt_PT
dc.subjectDinamizaçãopt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectConhecimentospt_PT
dc.titleO impacto da educação sexual em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação. Observação e Análise da Relação Educativapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTACAO.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: