Repository logo
 
Publication

Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorSerrazina, Maria de Lurdes Marquês
dc.contributor.authorGuerreiro, António
dc.date.accessioned2014-04-14T14:54:27Z
dc.date.available2014-04-14T14:54:27Z
dc.date.issued2011-12
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação, Especialidade Didática da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011.por
dc.description.abstractO presente estudo analisa a evolução das conceções e práticas de comunicação matemática do professor do 1.º ciclo do ensino básico, no decorrer de um trabalho de natureza colaborativa focado na reflexão sobre as práticas de comunicação em sala de aula. O quadro teórico incide no conhecimento profissional do professor, com especial referência às suas formas paradigmáticas e narrativas, e na comunicação no processo de ensino-aprendizagem da matemática, com significativa incidência na comunicação matemática como interação social na sala de aula. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, adota o paradigma interpretativo, segue o design de estudo de caso e integra uma vertente de trabalho de natureza colaborativa entre o investigador e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. A recolha de dados incluiu as técnicas de observação, inquirição e colaboração. A análise de dados, organizada em estudos de caso, interpreta a plenitude da informação recolhida, através de referências significativas, reconstruindo a complexidade das vivências dos participantes nesta investigação. Os resultados do estudo apontam para a mudança das conceções sobre comunicação matemática através do reconhecimento da partilha comunicativa como fator determinante da aprendizagem da matemática. O reforço das interações entre os alunos suscita uma comunicação reflexiva e instrutiva, motivando a centralidade das aprendizagens nos processos comunicativos e no conhecimento partilhado entre os alunos e o professor. A assunção da singularidade dos conhecimentos dos alunos determina a alteração do foco das interações entre o professor e os alunos, reforçando a real inquirição dos alunos e a negociação dos significados matemáticos. A reflexão sobre as práticas de comunicação, apoiadas pelo visionamento das aulas e o sentido crítico do investigador, num clima de confiança e à-vontade, desencadeou um questionamento sobre as práticas de sala de aula e sobre o conhecimento profissional dos professores.por
dc.identifier.citationGuerreiro, A. (2011). Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: Práticas no 1.º ciclo do ensino básico. (Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa).por
dc.identifier.otherAUT: AGU01063;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3767
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectConhecimento profissionalpor
dc.subjectConceções e práticaspor
dc.subjectComunicação matemáticapor
dc.subjectPadrões de interaçãopor
dc.subjectNegociação de significadospor
dc.titleComunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGuerreiro
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-id3115-78B7-C4A9
person.identifier.orcid0000-0002-4711-4270
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublicationd6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd6c46a9f-b543-40bb-af39-bf7b57adb6db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD _ António Guerreiro _ 2011.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections