Publication
Real e imaginário: uma história de simbiose um estudo com crianças de 4 e 5 anos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carla Alexandra Dionísio | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Olga Maria Costa da | |
dc.contributor.author | Dias, Sofia Alexandra da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T16:05:36Z | |
dc.date.available | 2022-06-30T16:05:36Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.description.abstract | O presente relatório emerge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta foi realizada em contexto de jardim de infância, nomeadamente, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S), em Faro, com um grupo de crianças da faixa etária dos 4 e 5 anos. Este estudo surge a partir da interdisciplinaridade entre a literatura para a infância e a educação científica. Neste sentido, teve como principal objetivo compreender se crianças de 4 e 5 anos possuem a capacidade de distinguir aquilo que é real e observável no nosso mundo, daquilo que é fruto da imaginação e observável nos livros para a infância. Para além disso, também foi objetivo entender se as mesmas crianças são capazes de criar uma história imaginária, partindo de fotografias reais e de realidades observáveis no nosso mundo. De forma a desenvolver esta investigação, foram realizadas três fases divididas em diversas etapas. Na primeira fase, foi feita a leitura mediada do livro O Sr. Tigre tornou-se selvagem, de Peter Brown, seguida da realização do jogo ‘O real e o imaginário’, terminando com a visualização de um trecho do documentário “Tigres” do BBC Vida Selvagem. Na segunda fase, foi feita a leitura mediada do livro A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec; seguidamente, foi, de novo, realizado o jogo ‘O real e o imaginário’ e, para concluir, visualizou-se um documentário sobre a primeira viagem do Homem à Lua. Para finalizar, na terceira fase, foi realizado o ‘Jogo do Imaginário’. Com estas atividades, recolheram-se várias informações que, posteriormente, foram objeto de análise e interpretação, de forma a obter algumas respostas e conclusões acerca da investigação. No final deste processo, foi possível observar que as crianças adquiriram uma melhor compreensão do significado dos conceitos de ‘real’ e de ‘imaginário’. | pt_PT |
dc.description.abstract | The following report emerges within the framework of the Supervised Teaching Practice course unit, in the master’s degree in Preschool Education. This course unit took place in a kindergarten context, specifically, in a Private Social Solidarity Institution (I.P.S.S.) in Faro, with a group of children aged between 4 and 5. This study arises from the interdisciplinarity between children’s literature and scientific education. In this regard, the main purpose was to understand whether or not children between the ages of 4 and 5 have the ability of distinguish what is real and observable in our world, from what comes from our imagination, and it is observable in children’s books. In addition, it also intendeds to understand if the same children can create an imaginary story, starting from real photographs and realities observable in our world. To develop this investigation, three phases divided in several steps were designed. In the first phase, the mediated reading of the book Mr. Tiger goes wild, by Peter Brown, was carried out. After that, ‘The real and the imaginary’ game took place and, in the last step, the children watched the documentary “Tigers”, from BBC Wildlife. In the second phase, the mediated reading of the book A taste of the moon, by Michael Grejniec, was carried out. After that, once again, ‘The real and the imaginary’ game took place and, to conclude, the children watched a documentary about Man's first trip to the Moon. To finish the study, the children played ‘The imaginary game. With these activities, data was collected, analyzed and interpreted, in order to draw conclusions for the investigation. In the end of this process, it was possible to observe that the children acquired a better understanding of concepts of ‘real’ and of ‘imaginary’. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202913708 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/17894 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Real e imaginário | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Educação científica | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.title | Real e imaginário: uma história de simbiose um estudo com crianças de 4 e 5 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1