Publication
Vivendo e aprendendo: a literacia ao longo da vida
dc.contributor.advisor | Lucio-Villegas, Emilio | |
dc.contributor.advisor | Barros, Rosanna | |
dc.contributor.author | Doutor, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2014-01-29T15:14:19Z | |
dc.date.available | 2014-01-29T15:14:19Z | |
dc.date.issued | 2013-07-30 | |
dc.description | Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013 | por |
dc.description.abstract | A presente investigação intitulada “Vivendo e Aprendendo: a literacia ao longo da vida” insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Social, da Universidade do Algarve. Este trabalho de investigação tem como objetivo principal a compreensão e a análise das práticas de literacia dos adultos que frequentam o processo de Reconhecimento, Validação, Certificação de Competências (RVCC), de nível secundário promovido pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) da Associação In Loco. Procura-se, deste modo, compreender e analisar os percursos biográficos de quatro adultos relativamente às práticas de literacia desenvolvidas nas suas vidas, de uma perspetiva global e interpretativa da realidade. No que concerne à estratégia metodológica, esta baseia-se numa abordagem qualitativa, que utiliza o método biográfico como o mais adequado para compreender as práticas de literacia dos adultos nos diversos contextos das suas vidas. Para alcançar este objetivo, recorreu-se às seguintes técnicas de recolha de informação, nomeadamente a observação direta, o diário de campo, as entrevistas e, por último, a análise documental. Importa ainda referir que estas técnicas possibilitam uma análise mais pormenorizada das práticas de literacia dos adultos. Através da análise dos resultados obtidos, podemos concluir que o processo de RVCC suscitou mudanças significativas nas práticas de literacia destes adultos, nomeadamente o desenvolvimento de conhecimentos ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enriquecimento dos conhecimentos; realização pessoal e o sentimento de orgulho por parte da família. Os resultados evidenciam ainda uma forte motivação dos adultos na aquisição de novas aprendizagens bem como um desenvolvimento da capacidade reflexiva dos mesmos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3377 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação de adultos | |
dc.subject | Literacia | |
dc.subject | RVCC | |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | |
dc.subject | Dieta mediterrânica | pt_PT |
dc.title | Vivendo e aprendendo: a literacia ao longo da vida | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Social | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.61 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: