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Etnomatemática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorGraça, Sofia Isabel Andrade
dc.date.accessioned2016-05-17T13:53:03Z
dc.date.available2016-05-17T13:53:03Z
dc.date.issued2016-01-19
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório é o trabalho final da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, que integra o curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, e apresenta uma reflexão, acompanhada de uma atitude crítica, sobre o meu percurso formativo ao longo desta etapa, com especial incidência na questão da relação com os supervisores e os alunos e nas aprendizagens que realizei, a nível técnico, científico e pedagógico, que constituem uma base para o meu futuro pessoal e profissional. Integra ainda este relatório uma parte de investigação, que decorreu ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, com recolha, análise e interpretação de dados. Este estudo, que contou com uma metodologia mista, envolvendo as vertentes qualitativa e quantitativa, pretende investigar quais as conceções de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre a integração da matemática em atividades sociais e profissionais e perspetivar a importância dessas conceções na construção de identidades sociais e na aprendizagem da matemática. Tendo por base uma perspetiva etnomatemática, o quadro teórico que sustentou o presente estudo é constituído, fundamentalmente, pelos trabalhos de Ubiratan D’Ambrósio e Paulus Gerdes, que perspetivam a Etnomatemática como uma intervenção pedagógica alternativa para o ensino da matemática, tendo especial enfoque nas aprendizagens realizadas pelos alunos fora do ambiente escolar, isto é, adquiridas culturalmente. A análise dos dados evidencia a existência de uma forte relação entre as conceções dos alunos, construídas socialmente, colocando em destaque o forte papel da cultura e a aprendizagem da matemática. Torna-se necessário que o professor aceda a estas conceções prévias, por vezes tão erradas, no sentido de as desconstruir e planificar a sua prática letiva através de tarefas culturalmente adequadas, onde os alunos sintam que os seus conhecimentos são valorizados, gerando ambientes de aprendizagem que integrem todos os alunos, sendo, por essa razão, mais ricos e estimulantes.pt_PT
dc.identifier.tid202175359
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8258
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEtnomatemáticapt_PT
dc.subjectContexto socioculturalpt_PT
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjectConceções sobre a matemáticapt_PT
dc.titleEtnomatemática como prática de ensino: perspetivas de alunos do 2º ciclo do ensino básico da cidade de Olhãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

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