Repository logo
 
Publication

Avaliação da divagação mental em crianças pré-escolares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorInácio, Filomena Café
dc.contributor.authorCampos, Clarice Oliveira
dc.date.accessioned2025-09-23T14:34:30Z
dc.date.available2025-09-23T14:34:30Z
dc.date.issued2025-03-06
dc.description.abstractA Divagação Mental (DM) é um fenômeno cognitivo bem conhecido, no qual a atenção se desvia da tarefa em andamento para pensamentos autogerados. Embora amplamente estudada em adultos, a pesquisa sobre DM em crianças é escassa. Este estudo teve como objetivo investigar se crianças pré-escolares (de 4 a 6 anos) podem fornecer relatos válidos de seus episódios de DM. Participaram no estudo 41 crianças que ouviram uma história pré-gravada, com sondas intermitentes onde era perguntando às crianças se elas estavam focadas na história ou pensando em outra coisa (possível DM). Foram também registados os comportamentos não verbais através de uma grelha de observação. Os resultados indicaram que as crianças estiveram em DM em aproximadamente 39% do tempo da tarefa, uma média ligeiramente mais alta do que a encontrada em estudos com adultos e crianças mais velhas. A maior frequência de DM ocorreu durante o quinto segmento da história, sugerindo que a DM surge mais facilmente quando há fadiga cognitiva. Verificou-se ainda uma correlação significativa entre alguns comportamentos não verbais, como mudar de posição na cadeira, e a frequência de DM. Os resultados deste estudo sugerem que é possível avaliar a DM em crianças pré-escolares através de medidas objetivas (como a observação dos comportamentos) e subjetivas (através do autorrelato da criança). Contudo, são ainda necessárias pesquisas mais robustas que explorem a DM nesta faixa etária, incluindo através métodos objetivos que não impliquem o relato da criança, como o eletroencefalograma ou eyetracking.por
dc.description.abstractMind Wandering (MW) is a well-known cognitive phenomenon in which attention shifts from the ongoing task to self-generated thoughts. Although widely studied in adults, research on MW in children is scarce. This study aimed to investigate whether preschool children (ages 4 to 6) can provide valid reports of their MW episodes. Forty-one children participated in the study, listening to a pre-recorded story with intermittent probes asking whether they were focused on the story or thinking about something else (potential MW). Nonverbal behaviors were also recorded using an observation grid. The results indicated that children experienced MW approximately 39% of the time during the task - a slightly higher average than what has been found in studies with adults and older children. MW was most frequent during the fifth segment of the story, suggesting that it arises more easily when cognitive fatigue occurs. Additionally, a significant correlation was found between certain nonverbal behaviors, such as shifting position in the chair, and MW frequency. These findings suggest that it is possible to assess MW in preschool children through both objective measures (such as behavioral observations) and subjective measures (via self-reports). However, further robust research is needed to explore MW in this age group, including objective methods that do not rely on children´s self-reports, such as electroencephalography (EEG) or eye tracking.eng
dc.identifier.tid204000076
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27729
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDivagação mental
dc.subjectCrianças dos 4 aos 6 anos
dc.subjectMedidas subjetivas
dc.subjectValidade do relato
dc.subjectHabilidades metacognitivas
dc.titleAvaliação da divagação mental em crianças pré-escolares
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
74942 Dissertação_ CLARICE OLIVEIRA CAMPOS.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: