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A melhoria cognitiva pode definir-se como qualquer tipo de melhoria no desempenho
cognitivo decorrente de intervenções orientadas. Alguns estudos têm permitido compreender
os benefícios cognitivos inerentes aos programas de treino em computador. E em literatura
distinta, o exercício físico tem demonstrado melhorias nas funções cognitivas em geral. No
entanto, os estudos têm demonstrado resultados díspares e controversos.
Neste projeto, pretendemos reunir estas duas tendências de pesquisa e analisar os efeitos
de um programa de treino cognitivo cuja intervenção foi especificamente projetada para
incluir exigências tanto físicas como cognitivas, comparando-o com dois grupos de controlo
com treinos análogos do ponto de vista cognitivo e físico.
Foram avaliadas cognitivamente 33 participantes do sexo feminino com uma idade média
de 22,1 anos (± 3,29) e uma escolaridade média de 13,7 anos (± 1,44). As participantes foram
atribuídas, atendendo à sua disponibilidade, a uma de três condições: Dança (treino físico e
cognitivo), Fitness (treino físico) e Computador (treino cognitivo), procurando emparelhar as
participantes quanto à idade, grau de escolaridade, estimativa de inteligência fluida e pertença
à área de estudos de Psicologia.
Após a aplicação dos treinos durante 10 semanas, verificou-se um efeito diferencial dos
treinos aplicados; contudo, esse efeito revelou-se ligeiro, não sendo possível detetar
diferenças significativas em termos estatísticos que sustentem uma vantagem sistemática do
grupo experimental. Os resultados foram analisados considerando a literatura e as limitações
metodológicas do estudo.
Description
Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Melhoria cognitiva Treino cognitivo Exercício físico Treino em computador Jovens adultos saudáveis