Publication
Melhoria cognitiva: comparação dos efeitos de treinos físicos e cognitivos numa amostra de jovens adultos saudáveis
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Faísca, Luís | |
dc.contributor.author | Brás, Sara Cristina Figueiras | |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T10:44:52Z | |
dc.date.available | 2017-09-28T10:44:52Z | |
dc.date.issued | 2017-07-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | A melhoria cognitiva pode definir-se como qualquer tipo de melhoria no desempenho cognitivo decorrente de intervenções orientadas. Alguns estudos têm permitido compreender os benefícios cognitivos inerentes aos programas de treino em computador. E em literatura distinta, o exercício físico tem demonstrado melhorias nas funções cognitivas em geral. No entanto, os estudos têm demonstrado resultados díspares e controversos. Neste projeto, pretendemos reunir estas duas tendências de pesquisa e analisar os efeitos de um programa de treino cognitivo cuja intervenção foi especificamente projetada para incluir exigências tanto físicas como cognitivas, comparando-o com dois grupos de controlo com treinos análogos do ponto de vista cognitivo e físico. Foram avaliadas cognitivamente 33 participantes do sexo feminino com uma idade média de 22,1 anos (± 3,29) e uma escolaridade média de 13,7 anos (± 1,44). As participantes foram atribuídas, atendendo à sua disponibilidade, a uma de três condições: Dança (treino físico e cognitivo), Fitness (treino físico) e Computador (treino cognitivo), procurando emparelhar as participantes quanto à idade, grau de escolaridade, estimativa de inteligência fluida e pertença à área de estudos de Psicologia. Após a aplicação dos treinos durante 10 semanas, verificou-se um efeito diferencial dos treinos aplicados; contudo, esse efeito revelou-se ligeiro, não sendo possível detetar diferenças significativas em termos estatísticos que sustentem uma vantagem sistemática do grupo experimental. Os resultados foram analisados considerando a literatura e as limitações metodológicas do estudo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201717328 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10051 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Melhoria cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Treino cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Exercício físico | pt_PT |
dc.subject | Treino em computador | pt_PT |
dc.subject | Jovens adultos saudáveis | pt_PT |
dc.title | Melhoria cognitiva: comparação dos efeitos de treinos físicos e cognitivos numa amostra de jovens adultos saudáveis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia | pt_PT |