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Melhoria cognitiva: comparação dos efeitos de treinos físicos e cognitivos numa amostra de jovens adultos saudáveis

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFaísca, Luís
dc.contributor.authorBrás, Sara Cristina Figueiras
dc.date.accessioned2017-09-28T10:44:52Z
dc.date.available2017-09-28T10:44:52Z
dc.date.issued2017-07-06
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractA melhoria cognitiva pode definir-se como qualquer tipo de melhoria no desempenho cognitivo decorrente de intervenções orientadas. Alguns estudos têm permitido compreender os benefícios cognitivos inerentes aos programas de treino em computador. E em literatura distinta, o exercício físico tem demonstrado melhorias nas funções cognitivas em geral. No entanto, os estudos têm demonstrado resultados díspares e controversos. Neste projeto, pretendemos reunir estas duas tendências de pesquisa e analisar os efeitos de um programa de treino cognitivo cuja intervenção foi especificamente projetada para incluir exigências tanto físicas como cognitivas, comparando-o com dois grupos de controlo com treinos análogos do ponto de vista cognitivo e físico. Foram avaliadas cognitivamente 33 participantes do sexo feminino com uma idade média de 22,1 anos (± 3,29) e uma escolaridade média de 13,7 anos (± 1,44). As participantes foram atribuídas, atendendo à sua disponibilidade, a uma de três condições: Dança (treino físico e cognitivo), Fitness (treino físico) e Computador (treino cognitivo), procurando emparelhar as participantes quanto à idade, grau de escolaridade, estimativa de inteligência fluida e pertença à área de estudos de Psicologia. Após a aplicação dos treinos durante 10 semanas, verificou-se um efeito diferencial dos treinos aplicados; contudo, esse efeito revelou-se ligeiro, não sendo possível detetar diferenças significativas em termos estatísticos que sustentem uma vantagem sistemática do grupo experimental. Os resultados foram analisados considerando a literatura e as limitações metodológicas do estudo.pt_PT
dc.identifier.tid201717328pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10051
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMelhoria cognitivapt_PT
dc.subjectTreino cognitivopt_PT
dc.subjectExercício físicopt_PT
dc.subjectTreino em computadorpt_PT
dc.subjectJovens adultos saudáveispt_PT
dc.titleMelhoria cognitiva: comparação dos efeitos de treinos físicos e cognitivos numa amostra de jovens adultos saudáveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameNeurociências Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

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