Repository logo
 
Publication

Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa

dc.contributor.authorAlmeida, Rui
dc.contributor.authorSilva, Carlos
dc.contributor.authorVicente, Bianca
dc.contributor.authorAbrantes, António
dc.contributor.authorMiranda, Dulce
dc.date.accessioned2022-07-08T09:39:22Z
dc.date.available2022-07-08T09:39:22Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.46885/roentgen.v2i2.56pt_PT
dc.identifier.issn2184-7657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/17935
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherNUCLIRAD-Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectFormação Contínuapt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_PT
dc.subjectSala de Aula invertidapt_PT
dc.subjecte-Learningpt_PT
dc.titleDesafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage68pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titleROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicaspt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameCosta Vicente
person.familyNameCaldeira Lagem Abrantes
person.givenNameRui
person.givenNameBianca Isabel
person.givenNameAntónio Fernando
person.identifier.ciencia-id0113-F406-B03C
person.identifier.ciencia-id4718-664B-4CCD
person.identifier.ciencia-idE514-87C6-9772
person.identifier.orcid0000-0001-7524-9669
person.identifier.orcid0000-0002-7792-678X
person.identifier.scopus-author-id55556024200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication61d38bec-7094-4511-9b37-d8d0ffb9586f
relation.isAuthorOfPublication43ac4578-9793-4aef-bf54-da67c1484f16
relation.isAuthorOfPublicatione7ff7891-8e5b-4849-89bd-0c6195bd1c72
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery43ac4578-9793-4aef-bf54-da67c1484f16

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
56-Texto Artigo-333-1-10-20210719.pdf
Size:
527.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format