Publication
Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
dc.contributor.author | Almeida, Rui | |
dc.contributor.author | Silva, Carlos | |
dc.contributor.author | Vicente, Bianca | |
dc.contributor.author | Abrantes, António | |
dc.contributor.author | Miranda, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T09:39:22Z | |
dc.date.available | 2022-07-08T09:39:22Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.46885/roentgen.v2i2.56 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-7657 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/17935 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | NUCLIRAD-Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Formação Contínua | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem baseada em jogos | pt_PT |
dc.subject | Sala de Aula invertida | pt_PT |
dc.subject | e-Learning | pt_PT |
dc.title | Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 68 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.title | ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Almeida | |
person.familyName | Costa Vicente | |
person.familyName | Caldeira Lagem Abrantes | |
person.givenName | Rui | |
person.givenName | Bianca Isabel | |
person.givenName | António Fernando | |
person.identifier.ciencia-id | 0113-F406-B03C | |
person.identifier.ciencia-id | 4718-664B-4CCD | |
person.identifier.ciencia-id | E514-87C6-9772 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7524-9669 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7792-678X | |
person.identifier.scopus-author-id | 55556024200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 61d38bec-7094-4511-9b37-d8d0ffb9586f | |
relation.isAuthorOfPublication | 43ac4578-9793-4aef-bf54-da67c1484f16 | |
relation.isAuthorOfPublication | e7ff7891-8e5b-4849-89bd-0c6195bd1c72 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 43ac4578-9793-4aef-bf54-da67c1484f16 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 56-Texto Artigo-333-1-10-20210719.pdf
- Size:
- 527.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format