Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
527.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em
discutir as tendências, desafios e oportunidades na
educação e formação contínua dos Técnicos de
Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva póspandémica que poderá potenciar a remodelação das
oportunidades de formação. Foi realizado um
levantamento bibliográfico nas principais bases de
dados, complementado com a utilização de recursos
disponíveis online em associações e sociedades
científicas e profissionais desta área do conhecimento.
Os critérios de exclusão incluíram artigos não
publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem
contribuições no campo da educação à distância ou da
aprendizagem ativa. A educação e formação contínua
no campo da radiologia tem sofrido um processo de
readaptação, e as habituais oportunidades de
aprendizagem no formato presencial (em sala de aula,
laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram
rapidamente transformadas em oportunidades de
ensino à distância, levando ao surgimento de modelos
de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências
mais recentes revelaram que as estratégias centradas no
formando, como a sala de aula invertida e a
aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na
educação de profissionais da saúde, permitiram a
obtenção de resultados positivos e muito promissores.
A adequada preparação dos TRad depende da aplicação
de metodologias eficazes de ensino que permitam um
excelente desempenho clínico e a manutenção de
elevados padrões de qualidade e segurança. A
aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para
aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve
ser considerada como uma potencial ferramenta
sistemática neste campo.
Description
Keywords
Educação Formação Contínua Aprendizagem baseada em jogos Sala de Aula invertida e-Learning
Citation
Publisher
NUCLIRAD-Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia