Repository logo
 
Publication

O impacto do e-commerce na gestão das organizações turísticas da Região de Turismo Leiria-Fátima

dc.contributor.advisorMendes, Júlio
dc.contributor.authorSoares, Ana Rita dos Santos
dc.date.accessioned2014-04-04T14:03:05Z
dc.date.available2014-04-04T14:03:05Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), nomeadamente, a internet, trouxeram novas formas de negócio e de gestão. Os avanços tecnológicos verificados nos últimos anos proporcionaram não só oportunidades, mas também desafios às organizações turísticas, que competem num mundo cada vez mais global. A tecnologia World Wide Web revolucionou o comércio tradicional. Nasce assim, uma nova forma de concretizar negócios, o E-commerce (comércio electrónico), representando uma importante ferramenta geradora de vantagem competitiva. Assim, este estudo pretende compreender de que forma é que as organizações do sector turístico, da Região de Turismo Leiria Fátima, estão a utilizar as técnicas de e-commerce, como meio de divulgação e promoção, e o impacto que este tem no seu volume de negócios e no aumento da sua competitividade. Para a concretização deste objectivo, após uma aprofundada revisão bibliográfica, foi realizado um estudo empírico, recorrendo à aplicação de questionários a uma amostra de 91 organizações, o que possibilitou uma metodologia quantitativa, com recurso a indicadores descritivos e a testes de hipóteses. Os resultados obtidos apontam para uma relação positiva entre a utilização de e-commerce, os meios disponíveis na World Wide Web e o crescimento do volume de vendas. Conseguiu-se, ainda, perceber que a utilização de um maior número de ferramentas e meios de e-commerce contribui para melhorar a produtividade e a competitividade das organizações.por
dc.identifier.tid202208710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3735
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectGestão do turismopor
dc.subjectTecnologias de informaçãopor
dc.subjectAlojamento turísticopor
dc.subjecte-commercepor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.titleO impacto do e-commerce na gestão das organizações turísticas da Região de Turismo Leiria-Fátimapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Organizações Turísticaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O impacto do e-commerce na gestao das organizacoes turisticas da Regiao de Turismo Leiria-Fatima.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: