Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Mas o que disse então este nosso conferencista de tão estimulante?
O Professor apresentou os resultados de um estudo que efectuou
em Espanha. Com base num inquérito realizado aos turistas no seu
país, construiu um indicador do grau de satisfação para cada destino
turístico (Costa da Luz, Costa do Sol, etc.). Paralelamente, o estudo
recorria ainda à consulta do número total de empresas turísticas
certificadas pela ISO 9000. Analisando estes dados, seria de esperar
que os destinos que apresentam graus de satisfação mais elevados
dos turistas fossem aqueles com maior número de empresas
certificadas. Ora, surpreendentemente, o que aquele Professor
descobriu foi exactamente o contrário. Os destinos turísticos com
maior número de empresas certificadas apresentavam indicadores
de satisfação dos turistas mais baixos!
Description
Keywords
Certificação ISO 9000 Gestão da qualidade
Citation
Cândido, Carlos J. F.Certificação pela ISO 9000 não é Gestão da Qualidade! , Revista da Qualidade, 01/11/2005, 8-10.