Publication
A importância pedagógica das artes visuais no 2º ciclo do Ensino Básico: actividades desenvolvidas com estudantes do 6º ano na Escola Dr. António Francisco Colaço em Castro Verde
dc.contributor.advisor | Gil, Francisco Baptista | |
dc.contributor.author | Vargas, Arnaldo Luís Pinto Nobre | |
dc.date.accessioned | 2015-04-23T14:48:28Z | |
dc.date.available | 2015-04-23T14:48:28Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho teve como principal finalidade incluir a interpretação das obras de arte, nas suas diferentes dimensões, como componentes integradoras do conhecimento nas artes visuais. O contacto com a arte é um dos propósitos implícitos nesta proposta. A convicção da importância do contacto dos alunos com a obra de arte. Da educação estética na formação integral do ser humano e na apetência pelo prazer das artes no seu contexto, assim como a constatação da ausência do diálogo com a obra de arte no programa da disciplina, conduziu-nos à elaboração, experimentação e reflexão sobre um conjunto de atividades de apreciação estética que envolveram a análise e interpretação de obras de arte, bem como com a transmissão de conhecimentos de história de arte, à execução de trabalhos de expressão plástica. As obras de arte, prestam-se a uma pluralidade de interpretações, desenvolvem a sensibilidade e a imaginação, desempenhando por isso um papel importante na experiência pessoal dos indivíduos. O convívio com a arte é um dos modos mais eficazes para a formação da personalidade e para a integração do indivíduo nos valores superiores da humanidade. É hoje quase lugar-comum a referência à importância das atividades expressivos-artísticas no desenvolvimento “harmonioso” da pessoa humana. Dada a natureza prática das atividades de desenho, de pintura e de criatividade, envolvem os alunos e criam um ambiente propício para a aprendizagem. Após a análise e reflexão dos resultados desta experiência, o estudo permite concluir que os alunos estão recetivos a este tipo de experiências e aprendizagens. O diálogo com a obra de arte, associado à transmissão de conhecimentos de história de arte e à realização de trabalhos de expressão plástica, contribui para o aumento do entusiasmo e motivação nos alunos, para o desenvolvimento das suas capacidades de perceção e interpretação de significados, para a superação de dificuldades nas suas produções plásticas e para o aumento da confiança e autoestima face às suas capacidades de expressão, o que torna fundamental a introdução deste tipo de atividades nas nossas atuais práticas letivas. | por |
dc.identifier.tid | 202287840 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5945 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação artística | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.title | A importância pedagógica das artes visuais no 2º ciclo do Ensino Básico: actividades desenvolvidas com estudantes do 6º ano na Escola Dr. António Francisco Colaço em Castro Verde | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | por |