Publication
A(s) realidade(s) do educador social no Algarve
dc.contributor.advisor | Almeida, António Fragoso de | |
dc.contributor.author | Ricardo, Rute | |
dc.date.accessioned | 2014-01-27T15:13:53Z | |
dc.date.available | 2014-01-27T15:13:53Z | |
dc.date.issued | 2013-07-30 | |
dc.description | Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013 | por |
dc.description.abstract | Tendo em conta o modelo atual de trabalho, não se pode falar de um trabalho para toda a vida, de trajetórias profissionais lineares ou do conceito de carreira profissional. A desestruturação do modelo de trabalho trouxe problemas sociais associados, como o aumento do desemprego, a diminuição da proteção institucional e dos direitos sociais. A Educação Social surge enquanto formação profissional que procura responder às problemáticas sociais existentes. A educação social tem como principal objetivo a integração total do indivíduo. A identidade do educador social é marcada pela sua polivalência. Com esta investigação pretendeu-se estudar quais as principais caraterísticas da profissão do educador social nos vários contextos existentes, na região do Algarve. Esta é uma investigação de caráter qualitativo. Com a metodologia utilizada pretendeu-se recolher e analisar informações sobre vários temas inerentes à profissão, como o percurso académico e a situação profissional dos educadores, e numa fase posterior, desenvolver os temas considerados pertinentes para a nossa investigação. Os resultados obtidos mostram que a educação social é uma profissão que se revela importante. É possível concluir que os educadores são jovens, que possuem características pessoais e profissionais próprias e que se encontram satisfeitos com a sua licenciatura e a sua profissão. Na nossa investigação também se revelam essenciais questões como a relação formação/mundo do trabalho, a formação contínua dos educadores e a importância do terceiro setor e das suas organizações. Por último, a entidade formadora apresenta um papel fulcral na preparação destes profissionais; é a principal responsável pela criação de uma ligação entre os indivíduos e o mundo de trabalho. A partir das conclusões da investigação foi possível traçar algumas recomendações que consideramos importantes para a melhoria desta profissão. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3363 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação social | |
dc.subject | Mercado de trabalho | |
dc.subject | Pedagogia social | |
dc.subject | Educadores | |
dc.title | A(s) realidade(s) do educador social no Algarve | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Ricardo | |
person.givenName | Rute | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5366-6074 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | b3e4c657-dcea-4dbe-9742-90c97b6a706d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b3e4c657-dcea-4dbe-9742-90c97b6a706d | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Social | por |
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