Repository logo
 
Publication

O contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcool

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorJaneiro, Luís
dc.contributor.authorSoares, Ana Rita Rodrigues
dc.date.accessioned2021-03-05T16:24:51Z
dc.date.available2021-03-05T16:24:51Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.description.abstractOs motivos para beber têm sido os principais preditores do consumo de álcool nos jovens adultos, contudo, novas investigações têm sublinhado a importância dos processos implícitos no consumo de álcool. Para levarmos a cabo uma investigação sobre a influência dos processos implícitos e explícitos no consumo de álcool em jovens adultos definimos dois objetivos, a saber: O primeiro consiste em avaliar o contributo das associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) e os motivos para beber (processos explícitos) para o padrão habitual de consumo nos jovens adultos; o segundo, pretende avaliar se as associações implícitas face ao consumo (processos implícitos) moderam o contributo dos motivos para beber (processos explícitos) sobre o padrão de consumo de álcool. Foram incluídos neste estudo 64 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos de idade. A avaliação do consumo de álcool foi feita através do Teste de Identificação dos Transtornos do Uso de Álcool (AUDIT). A variável, motivos para beber foi avaliada através do instrumento Drinking Motives Questionnarie – Revised (DMQ-R), e a variável associações implícitas através do Teste de Associação Implícita – Identidade Álcool (TAI-IA). Tanto os processos implícitos como os explícitos contribuíram para o consumo de álcool. As associações implícitas moderam a influência dos motivos para beber no consumo de álcool; quando os sujeitos apresentam níveis elevados de associação implícita favoráveis ao álcool, mas motivos (sociais, coping e de conformidade) para beber correspondem a maiores consumos de álcool. Deste modo, mesmo em populações com baixos níveis de consumo, conclui-se que os processos implícitos e os explícitos contribuem para o consumo de álcool, podendo existir uma interação entre estes dois processos.pt_PT
dc.description.abstractThe reason for drinking has been the main predictors of alcohol consumption in young adults, however, new investigations have underlined the importance of the implicit processes in alcohol consumption. In order to investigate the influence of implicit and explicit processes on alcohol consumption in young adults, we have defined two objectives. The first consisted of assessing the contribution of implicit associations to consumption (implicit process) and the reasons for drinking (explicit process) for the usual pattern of consumption in young adults; the second, intended to assess whether the implicit associations with consumption (implicit process) moderated the contribution the reasons for drinking (explicit process) on the pattern of alcohol consumption. This study included 64 participants on aged between 18 and 25 years old. The assessment of alcohol consumption was carried out through the Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). The variable, reasons for drinking was evaluated using the instrument Drinking Motives Questionnaire – Revised (DMQ-R), and the variable implicit associations through the Implicit Association Test – Alcohol Identity (IAT-AI). Both implicit and explicit processes contributed to alcohol consumption. Implicit associations moderate the influence of reasons for drinking on alcohol consumption; when subjects have high levels of implicit association favorable to alcohol, more reasons for drinking (social, coping and conformity) correspond to more alcohol consumption. Thus, even in populations with levels of consumption, it was concluded that implicit and explicit processes contribute to alcohol consumption, and there may be an interaction between these two processes.pt_PT
dc.identifier.tid202653480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/15179
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAssociações implícitaspt_PT
dc.subjectConsumo de álcoolpt_PT
dc.subjectMotivos para beberpt_PT
dc.subjectTeste de associação implícitapt_PT
dc.titleO contributo dos motivos para beber no consumo de álcool em jovens adultos: efeito moderador das associações implícitas identidade - álcoolpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado - Ana Rita Rodrigues Soares, 60056 - Mestrado de Psicol_20201006141603205.pdf
Size:
541.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format