Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
740.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação visa contribuir para a compreensão da importância dos
tempos sócio educativos. Este estudo centrou-se em torno de quatro questões, que nos
parecem pertinentes, no sentido de se compreender de que forma os Educadores de
Infância, em contextos diversificados de intervenção, organizam nas suas práticas
educativas, os tempos da “Componente Sócio Educativa”; saber se estes tempos são
estruturados nos Jardins de Infância; perceber se os Educadores de Infância, os
programam e/ou planeiam, e ainda conhecer as perspectivas que os profissionais detêm
sobre estes momentos.
O estudo de caso múltiplo apresentado, fundamenta-se na representação dos dados
obtidos indirectamente, através de questionário, dirigido a Educadoras de Infância que
leccionam na cidade de Setúbal, em diferentes contextos educativos.
Para procedermos ao desenvolvimento da investigação, a opção metodológica
foi o método da medida ou análise extensiva, dada a opção pela incidência em
populações amplas, com recurso a técnicas de amostragem. Os dados foram
quantitativamente analisados através da sua classificação, contagem e apresentação.
Face às características do questionário utilizado, recorremos simultaneamente, à
metodologia qualitativa (análise de conteúdo) perante a necessidade de tratamento dos
mesmos, gerados a partir da questão aberta que o integra.
Conclui-se unanimidade na opinião das profissionais inquiridas quanto a
aspectos como; a função do Jardim de Infância, qualidade nestes contextos, relação com
as famílias e satisfação profissional.
Quanto à organização e implicação na componente sócio educativa verifica-se
uma notória ausência/despreocupação por parte do grupo das Educadoras de Infância
inquiridas, inpendentemente do contexto onde exercem funções.
Description
Dissertação de mestrado, Ciências de Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Educação infantil Educação de infância Educadores Jardins de infância Educação Sociedade