Repository logo
 
Publication

Marketing no sector farmacêutico: o impacto da cor da embalagem

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMiguel, Maria da Graça
dc.contributor.advisorGodinho, Sandra
dc.contributor.authorSardinha, Catarina Sofia Farrajota
dc.date.accessioned2016-02-04T09:59:37Z
dc.date.available2016-02-04T09:59:37Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractNos últimos anos o número de locais autorizados de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) tem aumentado em Portugal. Em muitos países os MNSRM ou “Over-the-Counter” (OTC) estão disponíveis já até em supermercados, o que faz com que sejam os consumidores a deter o poder de decisão sobre qual OTC adquirir. Dado que os aspetos estéticos de um produto podem ser uma fonte de desejo para a sua aquisição, este cenário de venda direta assume especial relevância. O papel do marketing é inegável e a evidência comprova que uma embalagem (acondicionamento secundário) atrativa e com significado pode influenciar o processo de decisão de compra. A cor é um elemento integrante da comunicação em marketing. Esta influencia o humor, as emoções, a perceção dos doentes e o seu comportamento, auxiliando as empresas a posicionarem-se e diferenciarem-se das suas competidoras. Além disso, é um dos aspetos sensoriais que o doente reconhece em primeiro lugar, sendo que no mercado dos OTCs é utilizada largamente com o intuito de aumentar o apelo estético que o produto poderá suscitar no doente. Assim, com o presente trabalho pretende-se compreender o papel da cor da embalagem dum produto farmacêutico no processo de decisão de compra, realizando um estudo experimental com estudantes universitários. Os estímulos apresentados são embalagens de um mesmo produto (suplemento alimentar) com cores diferentes. Concluiu-se que a tonalidade da cor tem efeitos significativos nas expectativas dos consumidores face ao produto. Assim o suplemento alimentar criado (Estudantix®) quando apresentado em embalagens de cores claras (amarelo, verde, laranja ou cinzento) foi associado a uma maior eficácia, maior potência e maior “ação curativa” do que quando a sua embalagem apresentava cores escuras (vermelho, azul ou castanho).pt_PT
dc.identifier.tid201183609
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7595
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências farmacêuticaspt_PT
dc.subjectMedicamentospt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectEmbalagenspt_PT
dc.subjectCorpt_PT
dc.subjectConsumidorespt_PT
dc.titleMarketing no sector farmacêutico: o impacto da cor da embalagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Farmacêuticaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_CS_29_09.finalissimo2.cd.pdf
Size:
857.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Errata final.pdf
Size:
284.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: