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Marketing no sector farmacĂȘutico: o impacto da cor da embalagem

datacite.subject.fosCiĂȘncias MĂ©dicas::CiĂȘncias da SaĂșdept_PT
dc.contributor.advisorMiguel, Maria da Graça
dc.contributor.advisorGodinho, Sandra
dc.contributor.authorSardinha, Catarina Sofia Farrajota
dc.date.accessioned2016-02-04T09:59:37Z
dc.date.available2016-02-04T09:59:37Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, CiĂȘncias FarmacĂȘuticas, Faculdade de CiĂȘncias e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractNos Ășltimos anos o nĂșmero de locais autorizados de venda de medicamentos nĂŁo sujeitos a receita mĂ©dica (MNSRM) tem aumentado em Portugal. Em muitos paĂ­ses os MNSRM ou “Over-the-Counter” (OTC) estĂŁo disponĂ­veis jĂĄ atĂ© em supermercados, o que faz com que sejam os consumidores a deter o poder de decisĂŁo sobre qual OTC adquirir. Dado que os aspetos estĂ©ticos de um produto podem ser uma fonte de desejo para a sua aquisição, este cenĂĄrio de venda direta assume especial relevĂąncia. O papel do marketing Ă© inegĂĄvel e a evidĂȘncia comprova que uma embalagem (acondicionamento secundĂĄrio) atrativa e com significado pode influenciar o processo de decisĂŁo de compra. A cor Ă© um elemento integrante da comunicação em marketing. Esta influencia o humor, as emoçÔes, a perceção dos doentes e o seu comportamento, auxiliando as empresas a posicionarem-se e diferenciarem-se das suas competidoras. AlĂ©m disso, Ă© um dos aspetos sensoriais que o doente reconhece em primeiro lugar, sendo que no mercado dos OTCs Ă© utilizada largamente com o intuito de aumentar o apelo estĂ©tico que o produto poderĂĄ suscitar no doente. Assim, com o presente trabalho pretende-se compreender o papel da cor da embalagem dum produto farmacĂȘutico no processo de decisĂŁo de compra, realizando um estudo experimental com estudantes universitĂĄrios. Os estĂ­mulos apresentados sĂŁo embalagens de um mesmo produto (suplemento alimentar) com cores diferentes. Concluiu-se que a tonalidade da cor tem efeitos significativos nas expectativas dos consumidores face ao produto. Assim o suplemento alimentar criado (EstudantixÂź) quando apresentado em embalagens de cores claras (amarelo, verde, laranja ou cinzento) foi associado a uma maior eficĂĄcia, maior potĂȘncia e maior “ação curativa” do que quando a sua embalagem apresentava cores escuras (vermelho, azul ou castanho).pt_PT
dc.identifier.tid201183609
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7595
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiĂȘncias farmacĂȘuticaspt_PT
dc.subjectMedicamentospt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectEmbalagenspt_PT
dc.subjectCorpt_PT
dc.subjectConsumidorespt_PT
dc.titleMarketing no sector farmacĂȘutico: o impacto da cor da embalagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de CiĂȘncias e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em CiĂȘncias FarmacĂȘuticaspt_PT

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