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Authors
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Abstract(s)
No presente trabalho procuramos investigar a influência, de características
sociodemográficas e de variáveis pessoais e relacionais da perceção do suporte social e
do bem-estar psicológico na transição e adaptação ao ensino superior dos estudantes
cabo-verdianos. A investigação incidiu sobre uma amostra de 200 estudantes Caboverdianos,
inscritos entre o 1.ºano do 1.ºciclo de estudos e o 2.ºano do 2.ºciclo de
estudos, nas comunidades académicas do Algarve e de Coimbra. Para a avaliação das
variáveis em estudo foram utilizados, para além de um questionário socio-demográfico,
o “Questionário de Suporte Social” (SSQ6; Sarason, Sarason, Shearin& Pierce, 1987),
a“Escala de Bem-Estar Psicológico” (EBEP; Ryff&Essex, 1992) e o Questionário de
Vivências Académicas (QVA; Almeida, Ferreira & Soares, 1999).
Os resultados obtidos sugerem que as variáveis sociodemográficas: género,
entrada na instituição de ensino superior pretendida, entrada na 1.ª opção de curso,
comunidade académica em que se estuda e estatuto de estudante-trabalhador); e as
variáveis do bem-estar psicológico, domínio do meio, relações positivas com outras,
objetivos na vida e aceitação de si são importantes preditores da transição/adaptação ao
ensino superior dos estudantes cabo-verdianos.
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Keywords
Psicologia da educação Suporte social Bem-estar Transição Ensino superior Estudantes Cabo Verde