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Crafting culinary memories: exploring the ingredients of a memorable Vietnamese food experience in rose kitchen cooking class

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Abstract(s)

A gastronomia vietnamita é um traço cultural distintivo que atrai turistas e estrangeiros. Há muitos anos que a gastronomia e culinária vietnamita é muito apreciada pelos especialistas e pelos meios de comunicação internacionais. Muitos pratos estão na lista das iguarias mundiais, em 2023 o país foi nomeado como o melhor destino gastronómico do mundo e ficou em 5.º lugar na lista dos dez países com a melhor gastronomia do mundo. A estratégia de desenvolvimento do turismo no Vietname até 2030 também identifica a gastronomia como a principal tendência cultural, contribuindo para melhorar a competitividade e a marca turística nacional. De facto, muitas agências de viagens, operadores turísticos e chefes qualificados realizaram com sucesso muitas aulas de culinária interativas em todo o país, apresentando pratos que se tornaram icónicos na gastronomia vietnamita. No contexto de turismo gastronómico, o termo experiência turística já não é novo para os investigadores, sendo que o foco mudou de experiência normal para experiência memorável e, ao longo dos anos, os investigadores têm vindo a realizar uma série de estudos sobre a Experiência Gastronómica Memorável (Memorable Food Experience). Este tipo de experiência não tem, no entanto, sido alvo de grande atenção no contexto das aulas de culinária. Tendo em conta a escassez na literatura sobre experiências relacionadas com a gastronomia, o objetivo principal deste estudo é investigar as perceções mais relevantes sobre os elementos que tornam genuinamente memoráveis as experiências de turismo gastronómico no contexto de aulas de culinária, considerando um local turístico como o Vietname. Quanto ao contexto do estudo, escolhemos Rose Kitchen Cooking Class, em Hanói, graças à sua alta reputação e à sua posição como uma das melhoras aulas de culinária nessa cidade de acordo com o TripAdvisor. Para abordar o problema, foi aplicado um método de estudo qualitativo, utilizando o Conteúdo Gerado pelo Usuário (User-Generated Content) como os principais dados de pesquisa. Os dados foram recolhidos a partir dos comentários dos clientes (n=754) sobre as aulas de culinária no TripAdvisor publicados nesta plataforma entre abril de 2022 e março de 2024. No estudo, aplicou-se a abordagens indutiva e dedutiva para analisar os comentários. O processo de codificação foi realizado inicialmente utilizando o NVivo – um software de análise de dados qualitativos - para explorar os dados numa perspetiva indutiva. Em seguida, outros investigadores confirmaram os resultados dedutivamente, validando-os com a literatura existente. Oito temas ou dimensões principais surgem da análise, a partir do número de ocorrências por tema (n=2484): (1) autenticidade, (2) dimensões das comidas, (3) contribuição do guia/chefe, (4) hospitalidade, (5) dimensões do conhecimento, (6) espaço e ambientes, (7) sentido de comunidade e, por fim, (8) comportamentos futuros, como uma consequência das memórias gastronómicas inesquecíveis. Cada uma destas dimensões é descrita abaixo: 1. Autenticidade: a dimensão autenticidade emergiu como uma das componentes mais relevantes para a experiência gastronómica memorável. Os comentários mostram o entusiasmo dos participantes ao visitar o mercado local a fim de selecionar ingredientes, ao utilizarem os métodos tradicionais que são usados há séculos ou ao observar os hábitos de vida dos locais; este conjunto de atividades contribui significativamente para o sentimento de autenticidade do ponto de vista dos participantes. 2. Comida ou alimentação: a dimensão comida ou alimentação refere-se à qualidade e ao sabor dos pratos preparados durante as aulas de culinária, que foram outro aspeto essencial para a criação de uma experiência memorável. Os participantes revelaram a sua admiração especialmente pelo sabor dos pratos, bem como pela frescura dos ingredientes adquiridos no mercado. 3. Hospitalidade: a dimensão hospitalidade oferecida pelos anfitriões das aulas foi amplamente elogiada pelos participantes, junto com a generosidade e a simpatia dos guias/chefes, que oferecem um ambiente amigável e confortável aos participantes, criando um ambiente de aprendizagem positivo. 4. Conhecimento: a dimensão conhecimento representa a oportunidade de aprender técnicas culinárias e também de adquirir um entendimento mais profundo sobre a cultura e as tradições do Vietname, um dos factos mais valiosos segundo os comentários. Neste sentido, os participantes podem adquirir informação sobre os ingredientes locais e, ainda, sobre a origem e a história em cada prato. Ao mesmo tempo, as dicas e os truques da culinária vietnamita que são transmitidas pelos guias/chefes também foram avaliados de forma muito positiva. 5. Contribuição do guia/chefe: das oito dimensões, a contribuição dos guias/chefe foi a mencionada com mais frequência nas avaliações, sublinhando o seu papel crucial na melhoria das experiências gastronómicas memoráveis dos visitantes durante as suas aulas de culinária. Os participantes apreciaram o conhecimento da culinária e da cultura vietnamita transmitido pelos chefes, bem como o entusiasmo e a profissionalismo do guia em organizar e interagir com o resto da aula. 6. Espaço e ambiente: a dimensão espaço e ambiente diz respeito às aulas que decorreram num espaço autêntico e tranquilo, que foi particularmente apreciada, pelo que um espaço bem organizado e confortável pode enriquecer a experiência dos participantes. 7. Sentimento de comunidade: a dimensão sentimento de comunidade integra a sensação dos participantes, que são de diferentes países, de que uma aula de culinária no destino de viagem pode proporcionar sentido de pertença e de conexão. Deste modo, os participantes comunicam, aprendem entre si e tornam-se amigos após a aula. 8. Comportamentos futuros: a dimensão de comportamentos futuros advém da experiência memorável, pois o estudo revelou que a maioria dos participantes expressaram o desejo de recomendar as aulas a outras pessoas, bem como o desejo de replicar as receitas aprendidas em casa, de forma a divulgar a diversidade da culinária vietnamita. Em resumo, este estudo destaca a importância das aulas culinárias, especificamente a Rose Kitchen Cooking Class, como uma forma de promover a experiência gastronómica memorável. Além disso, os resultados dão suporte à perspetiva de que a contribuição do guia/chefe desempenha um papel crucial na criação das experiências memoráveis dos turistas devido à frequência com que é referido nos comentários. Como consequência, os organizadores de aulas de culinária e os operadores turísticos poderão beneficiar ao focarem-se nestes elementos, criando experiências que atendam às expectativas dos turistas e incentivem os comportamentos futuros, nomeadamente a intenção de recriação das receitas ou a recomendação a outros viajantes. Ao contribuir para o estudo sobre o turismo gastronómico em geral e para o turismo gastronómico vietnamita em particular, esta investigação reforça a literatura sobre as experiências gastronómicas memoráveis, especificamente no contexto das aulas de culinária, um aspeto que parece merecer mais atenção dos investigadores. Adicionalmente, esta investigação apresenta várias sugestões para a gestão de empresas e de organizações dedicadas à experiência gastronómica, garantindo, assim, o desenvolvimento da indústria do turismo gastronómico no Vietname.
In recent years, scholars have studied Memorable Food Experiences (MFEs). However, this type of experience has not received much attention in the context of cooking class activities. Considering this gap in the literature and tackling this research problem, this study attempts to tease out and understand the main elements of the MFEs within the context of cooking classes, focusing on Vietnam as a tourism location. A qualitative method was applied to User-Generated Content (UGC) data retrieved from 754 customer reviews on TripAdvisor between April 2022 and March 2024. The data analysis process was carried out iteratively using NVivo, a qualitative data analysis software. The results highlight customer reviews focused on eight main themes, which were ranked according to number of occurrences per theme: (1) authenticity, (2) food dimensions, (3) guide/chef contribution, (4) hospitality, (5) knowledge dimensions, (6) space and settings, (7) sense of community and, subsequently, (8) future behavior. Out of the eight dimensions, the guides/chef's contribution was frequently mentioned in the reviews, underscoring their critical role in enhancing visitors’ MFEs during cooking classes. This research also offers several managerial guidelines for businesses and organizations to conduct well-coordinated cooking classes, particularly in Vietnam.

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Experiência memorável Experiência gastronómica memorável Turismo gastronómico Aula da culinária Vietname

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