Repository logo
 
Publication

A educação socioambiental e a emergência de novos paradigmas de sustentabilidade: contributos de uma empresa de energias renováveis para o processo de transição energética

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Rosanna
dc.contributor.authorLopes, Susana Isabel Martinho
dc.date.accessioned2023-02-08T14:49:09Z
dc.date.available2023-02-08T14:49:09Z
dc.date.issued2022-07-25
dc.description.abstractAs questões ambientais em geral, e as questões energéticas em especial, têm sido maioritariamente abordadas do ponto de vista da investigação tecnológica. No entanto, a procura de soluções para os problemas ambientais implica a consideração de dinâmicas sociais, económicas, políticas, culturais e educativas. Requer abordagens interdisciplinares, capazes de modificar comportamentos, encontrar novos modelos económicos, novos modelos de governança e inovação tecnológica que possam adequar-se a cada território e impulsionar mudanças sistémicas. A partir de um Estudo de Caso desenvolvido à luz do paradigma interpretativo-construtivo e do paradigma crítico, procurou-se compreender o contributo que as práticas de Responsabilidade Social desenvolvidas por um empresa de energias renováveis representam para a educação socioambiental e para o processo de transição energética em curso. O estudo desenvolvido permitiu refletir sobre a importância político-pedagógica de transformar estas dinâmicas em oportunidades para testar novas abordagens que contribuam para a emergência de novos modelos de sustentabilidade que promovam a efetiva preservação do ambiente. Concluiu-se que as práticas de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), quando desenvolvidas a partir de um quadro de comprometimento ético, de valores pessoais e corporativos que espelham hábitos de consumo sustentável, aliados à experiência e conhecimento técnico dos colaboradores, e à relação que estabelecem com as comunidades locais, indiciam que as empresas podem contribuir significativamente para o design e desenvolvimento de abordagens alternativas ao processo de transformação ecológica, e de modelos de sustentabilidade desenvolvidos de forma participada envolvendo o setor das empresas, municípios e outras entidades públicas, e as populações locais. Fundamentámos que a conceptualização de práticas e estratégias baseadas nas competências do Educador Social podem contribuir para a superação de algumas limitações das práticas de RSE e contribuir para o desenvolvimento de processos de transição ecológica locais mais justos, inclusivos e replicáveis a outros contextos.pt_PT
dc.description.abstractEnvironmental issues in general, and energy issues in particular have mostly been addressed from a technological research point of view. However, energy challenges go beyond the technical dimension and involve the consideration of social, economic, political, cultural and educational dynamics. Overcoming environmental problems requires systemic changes and interdisciplinary approaches, capable of modifying behaviors, finding new economic models, new models of governance and technological innovations adjusted to each territory. From a Case Study developed under the interpretative-constructive paradigm and the critical paradigm, we sought to understand the contribution that Corporate Social Responsibility (CSR) practices developed by a renewable energy company represent for socio-environmental education and the ongoing energy transition process. The study allowed us to reflect on the political-pedagogical importance of transforming these dynamics into opportunities and test approaches that contribute to the emergence of new models of sustainability that allow the effective preservation of the environment. We concluded that when CSR practices are developed within a framework of ethical commitment, personal and corporate values that reflect sustainable consumption habits, combined with the experience and technical knowledge of employees, and the relationship they establish with local communities, companies can contribute significantly to the design and development of alternative approaches to the process of ecological transformation, and new sustainability models developed through participatory processes involving the private sector, municipalities and other public entities, and local communities. We sustained that the conceptualization of strategies and practices based on the skills of Social Educators can contribute to overcome the limitations of CSR and to the development of fairer and inclusive transition processes at the local level, that can be replicable to other contexts.pt_PT
dc.identifier.tid203089073pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/19026
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação socioambientalpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectTransição energéticapt_PT
dc.titleA educação socioambiental e a emergência de novos paradigmas de sustentabilidade: contributos de uma empresa de energias renováveis para o processo de transição energéticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO Final (1).pdf
Size:
12.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: