Publication
Portugal vs Cabo Verde, uma experiência de vida: comparação entre a realidade escolar em Cabo Verde e Portugal
dc.contributor.advisor | Marques, Maria da Graça | |
dc.contributor.author | Felícia, Paula Alexandra Correia | |
dc.date.accessioned | 2014-01-20T16:15:26Z | |
dc.date.available | 2014-01-20T16:15:26Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2013 | por |
dc.description.abstract | Professora. Foi uma profissão que apareceu na minha vida sem muito pensar. Os anos de universidade foram passando e o estágio pedagógico foi chegando. Sempre pensei que fosse relativamente fácil lidar com crianças e que ensinar não seria difícil. No entanto, quando ingressei na realidade escolar, descobri que um professor é mais do que um profissional de ensino capaz de transmitir conhecimentos. O sentido de ser professor foi-se revelando ao longo da minha vida mas foram os anos que lecionei em Cabo Verde que me desvendaram outra realidade. Como professora, tive que me adaptar a uma nova cultura, no tempo e no espaço, nos comportamentos e nas atitudes, respeitando não só a individualidade e o contexto sócio cultural de cada aluno bem como de toda a comunidade. E foi em torno desta experiência profissional fora do país que surgiu o tema deste relatório. É inevitável não falar da experiência em São Nicolau (uma pequena ilha de Cabo Verde). E sempre que este tema emerge vem na sequência de uma comparação com a escola de Portugal ou com alguma situação que apareceu no momento. Inicio o relatório com uma secção introdutória onde, numa primeira fase, irei fazer uma descrição da minha pessoa seguindo-se o contexto do meu concurso, toda a logística relativa à seleção de candidatos bem como a chegada a Cabo Verde. Seguidamente, irei abordar vários temas relativos à experiência de lecionar fora do país, tais como a caracterização do meio envolvente, caracterização das turmas, preparação do ano letivo, planificação de aulas e avaliação, tanto dos alunos como dos professores, estabelecendo sempre uma conexão com a nossa realidade em Portugal. | por |
dc.identifier.tid | 202480976 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3346 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ensino de matemática | |
dc.subject | Ensino básico | |
dc.subject | Ensino secundário | |
dc.subject | Alunos | |
dc.subject | Planeamento da educação | |
dc.subject | Avaliação | |
dc.subject | Cabo Verde | |
dc.subject | Turma | |
dc.subject | Atividades extra curriculares | |
dc.title | Portugal vs Cabo Verde, uma experiência de vida: comparação entre a realidade escolar em Cabo Verde e Portugal | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |