Repository logo
 
Publication

Avaliação da qualidade dos serviços online. Proposta de um método a aplicar ao setor bancário português

dc.contributor.advisorCândido, Carlos
dc.contributor.authorSantos, Ariana Heleno Marques dos
dc.date.accessioned2015-02-13T18:49:54Z
dc.date.available2016-02-13T01:30:10Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO número de utilizadores do serviço de Internet Banking tem vindo a crescer em Portugal. A qualidade na prestação de serviços é um fator muito importante para a sobrevivência e sucesso das empresas. Por estes motivos, os Bancos têm aumentado a sua preocupação com a qualidade da informação e dos serviços disponibilizados nos seus websites. Níveis elevados de qualidade garantem resultados positivos, diferenciação entre as Instituições Bancárias, satisfação e fidelização dos clientes. A presente dissertação propõe-se desenvolver uma metodologia para avaliar a qualidade do serviço de E-banking de um qualquer tipo de Banco, integrando o modelo SERVQUAL, o modelo de Kano e o método Quality Function Deployment (QFD), num único modelo. O principal objetivo foi apresentar um modelo de integração que contribuísse para um melhor entendimento da “voz do cliente” e para uma melhoria das performances dos Bancos. Para ajudar a desenvolver o modelo integrado, foi realizada uma revisão da literatura sobre os principais conceitos deste tema e uma análise crítica dos estudos já elaborados sobre esta temática. A metodologia aqui proposta sugere uma alteração na ordem de aplicação dos modelos SERVQUAL e Kano. Propõe aplicar, em primeiro lugar, o modelo de Kano, em vez do SERVQUAL, para identificar as expectativas dos clientes. Depois, propõe avaliar as perceções dos clientes através do SERVQUAL mas, com modificações na sua estrutura básica. Por fim, a construção da “Casa da Qualidade” é determinante para saber quais os aspetos que devem ser melhorados no serviço de Internet Banking.por
dc.identifier.tid202207889
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5750
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectGestão empresarialpor
dc.subjectBancospor
dc.subjectAplicações da internetpor
dc.subjectQualidade de serviçospor
dc.subjectSERVIQUALpor
dc.titleAvaliação da qualidade dos serviços online. Proposta de um método a aplicar ao setor bancário portuguêspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestão Empresarialpor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Empresarialpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: