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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho pretende verificar se existe influência da escolaridade, meio habitacional (rural e urbano) e lexicalidade na capacidade de repetição de palavras e pseudo-palavras e numa tarefa de decisão lexical. Pretende-se, também, observar o efeito da imaginabilidade e frequência das palavras quanto à precisão na capacidade de repetição e nos tempos de resposta e precisão numa tarefa de decisão lexical. Para isso foi estudado um grupo de sujeitos saudáveis (n=138) com idade igual ou superior a 40 anos, recrutados dos meios, rural e urbano, com diferentes níveis de escolaridade (entre 0 e 10 anos ou mais). Todos os sujeitos realizaram uma prova de decisão lexical composta por 160 estímulos (80 palavras e 80 pseudo-palavras) e uma prova de repetição constituída por 60 estímulos (30 palavras e 30 pseudo-palavras).
Verificou-se influência significativa dos fatores escolaridade, lexicalidade, imaginabilidade e frequência no desempenho dos sujeitos em tarefas de repetição de palavras/ pseudo-palavras e decisão lexical. Contudo, o fator meio habitacional apenas exerce influência na percentagem de acertos (precisão) na tarefa de decisão lexical.
Na repetição de pseudo-palavras o efeito da escolaridade é mais acentuado, observando-se maior precisão com o aumento da escolaridade.
Observou-se um efeito de tecto na repetição de palavras com imaginabilidade elevada e frequência elevada (todos a 100%).
Quando as palavras têm baixa frequência, observa-se maior dificuldade na sua repetição, pelo grupo de analfabetos, porque poder-se-ão comportar como pseudo-palavras.
Na tarefa de repetição, verificou-se ocorrência de erros fonémicos com produção de neologismos, predominantemente nos dois grupos com escolaridade inferior (0 – 4 anos). A transformação de pseudo-palavras em palavras ocorre maioritariamente no grupo de analfabetos em ambos os meios habitacionais.
A frequência das palavras tem uma forte influência nos tempos de resposta e precisão durante o processamento da palavra.
Na tarefa de decisão lexical, observou-se ocorrência de falsos negativos na percentagem de acertos, consequência de alguns regionalismos Algarvios observados principalmente nos habitantes do meio rural.
Description
Dissertação de mest., Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013
Keywords
Neuropsicologia Escolaridade obrigatória Meio ambiente Aprendizagem