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Efeito de variáveis linguísticas e demográficas na capacidade de decisão lexical, repetição de palavras e de pseudo-palavras
dc.contributor.advisor | Reis, Alexandra | |
dc.contributor.advisor | Leal, Gabriela | |
dc.contributor.author | Mestre, Susana Isabel Martins | |
dc.date.accessioned | 2014-01-24T16:14:31Z | |
dc.date.available | 2014-01-24T16:14:31Z | |
dc.date.issued | 2013-07-30 | |
dc.description | Dissertação de mest., Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende verificar se existe influência da escolaridade, meio habitacional (rural e urbano) e lexicalidade na capacidade de repetição de palavras e pseudo-palavras e numa tarefa de decisão lexical. Pretende-se, também, observar o efeito da imaginabilidade e frequência das palavras quanto à precisão na capacidade de repetição e nos tempos de resposta e precisão numa tarefa de decisão lexical. Para isso foi estudado um grupo de sujeitos saudáveis (n=138) com idade igual ou superior a 40 anos, recrutados dos meios, rural e urbano, com diferentes níveis de escolaridade (entre 0 e 10 anos ou mais). Todos os sujeitos realizaram uma prova de decisão lexical composta por 160 estímulos (80 palavras e 80 pseudo-palavras) e uma prova de repetição constituída por 60 estímulos (30 palavras e 30 pseudo-palavras). Verificou-se influência significativa dos fatores escolaridade, lexicalidade, imaginabilidade e frequência no desempenho dos sujeitos em tarefas de repetição de palavras/ pseudo-palavras e decisão lexical. Contudo, o fator meio habitacional apenas exerce influência na percentagem de acertos (precisão) na tarefa de decisão lexical. Na repetição de pseudo-palavras o efeito da escolaridade é mais acentuado, observando-se maior precisão com o aumento da escolaridade. Observou-se um efeito de tecto na repetição de palavras com imaginabilidade elevada e frequência elevada (todos a 100%). Quando as palavras têm baixa frequência, observa-se maior dificuldade na sua repetição, pelo grupo de analfabetos, porque poder-se-ão comportar como pseudo-palavras. Na tarefa de repetição, verificou-se ocorrência de erros fonémicos com produção de neologismos, predominantemente nos dois grupos com escolaridade inferior (0 – 4 anos). A transformação de pseudo-palavras em palavras ocorre maioritariamente no grupo de analfabetos em ambos os meios habitacionais. A frequência das palavras tem uma forte influência nos tempos de resposta e precisão durante o processamento da palavra. Na tarefa de decisão lexical, observou-se ocorrência de falsos negativos na percentagem de acertos, consequência de alguns regionalismos Algarvios observados principalmente nos habitantes do meio rural. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3360 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Neuropsicologia | |
dc.subject | Escolaridade obrigatória | |
dc.subject | Meio ambiente | |
dc.subject | Aprendizagem | |
dc.title | Efeito de variáveis linguísticas e demográficas na capacidade de decisão lexical, repetição de palavras e de pseudo-palavras | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas | por |