Publication
Monotipia: uma investigação técnica e artística
| dc.contributor.advisor | Tavares, Mirian | |
| dc.contributor.advisor | Barata, Alexandre Alves | |
| dc.contributor.author | Shrimpton, Regina Helena | |
| dc.date.accessioned | 2014-02-26T12:51:14Z | |
| dc.date.available | 2014-02-26T12:51:14Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Estudos da Imagem), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 | por |
| dc.description.abstract | A monotipia, que surgiu no século XVII e pertence à família das gravuras planográficas, é uma gravura única impressa de uma matriz lisa que não tenha sido gravada ou entalhada. A monotipia sempre foi uma forma de arte espontânea, imprevisível e experimental. Por produzir apenas uma gravura por tiragem, seus exemplares tornam-se raros. Esquecida por artistas e historiadores em algumas épocas, a monotipia passou por um emaranhado de classificações, nomenclaturas e definições, as quais são aqui discutidas. Em 1968, a monotipia enraizou-se e tornou-se mais conhecida com uma exposição de 79 monotipias de Edgar Degas no Fogg Art Museum da Universidade de Harvard e chegou à proeminência com a Arte Pop. Esta dissertação investiga também os materiais, métodos e técnicas de monotipia, além dos tipos de impressão, com exemplos de artistas e seus trabalhos. Este trabalho apresenta e discute em maior detalhe o posicionamento histórico de tres artistas plásticos com papéis fulcrais no desenvolvimento das técnicas e na aceitação da monotipia como uma forma de arte. São eles Giovanni Benedetto Castiglione (1609-1664), Edgar Degas (1834-1917), e Carlos Vergara (1941-). Da galeria de obras apresentadas de cada um destes artistas, uma obra foi escolhida para uma reflexão pessoal. O Anexo I é uma revisão da literatura das diferentes definições de monotipia e monogravura, servindo de embasamento para partes da dissertação, enquanto o Anexo II lista alguns eventos e cursos ligados à monotipia. Finalmente, o Anexo III apresenta 25 exemplos de monotipias feitas por diferentes artistas entre os séculos XVIII e XXI. | por |
| dc.identifier.tid | 202209970 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3522 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Comunicação | |
| dc.subject | Imagem | |
| dc.subject | Artes gráficas | |
| dc.subject | Gravuras | |
| dc.subject | Desenvolvimento | |
| dc.subject | Técnicas | |
| dc.title | Monotipia: uma investigação técnica e artística | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, Especialização em Estudos da Imagem | por |
