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A dislexia no Terceiro Ciclo: perspetiva dos principais intervenientes no contexto escolar

dc.contributor.advisorGuimarães, Sofia
dc.contributor.advisorMartins, M. Helena
dc.contributor.authorFerreira, Martinha Vieira
dc.date.accessioned2014-09-19T10:37:31Z
dc.date.available2014-09-19T10:37:31Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractAtualmente, os professores deparam-se com a necessidade de trabalhar com turmas muito heterogéneas, nas quais estão incluídos alunos com dislexia que exigem uma atenção redobrada devido às necessidades individuais de aprendizagem. A dislexia é uma deficiência com uma incidência importante, estimando-se que de 10 a 15% dos jovens apresentam esta problemática, sendo que cerca de metade desta percentagem chega ao terceiro ciclo sem saber que as suas dificuldades de aprendizagem têm origem na dislexia. A área da educação especial em Portugal, como em quase todos os países europeus, sofreu nas últimas décadas alterações significativas. A introdução de nova legislação sobre alunos com deficiência (Decreto-lei nº 3/2008 de 7 de janeiro) pretende proporcionar condições que possibilitem a estes alunos desenvolverem as competências gerais previstas nos diferentes currículos. Assim, o presente estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão das perceções do professor do terceiro ciclo sobre a identificação, intervenção e sucesso escolar de alunos com dislexia, proporcionando-lhes uma progressão na aprendizagem de modo a desenvolver as competências gerais previstas no Ensino Básico e a fortalecer a sua autoestima. Pretendeu-se ainda complementar a visão dos professores com a perspetiva de alunos com dislexia e de outros principais intervenientes no contexto escolar. A abordagem metodológica aqui adotada engloba métodos quantitativos e qualitativos, com a aplicação de um questionário a uma amostra de professores de várias zonas do país e em paralelo um estudo de carácter qualitativo sobre dois alunos com dislexia, seus respetivos encarregados de educação, aos professores de apoio e psicólogos das escolas onde estes discentes estão inscritos. Os resultados revelam que os docentes apercebem-se que há alunos com algumas dificuldades de aprendizagens, sem, no entanto conhecer quais as melhores estratégias ou atividades a pôr em prática para os ajudar. Apesar da falta de formação e do escasso apoio dado pelas estruturas responsáveis, o papel dos professores e dos próprios encarregados de educação é fundamental para o sucesso do aluno com dislexia. A colaboração entre estes dois grupos é também um fator importante para combater as dificuldades de aprendizagem.por
dc.identifier.tid202202429
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5001
dc.language.isoporpor
dc.subjectCiências da educaçãopor
dc.subjectCiências da formaçãopor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.titleA dislexia no Terceiro Ciclo: perspetiva dos principais intervenientes no contexto escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa)por
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação e da Formação (Observação e Análise da Relação Educativa)por

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