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Authors
Abstract(s)
O presente trabalho, realizado no quadro da prática de ensino supervisionada, tem por objetivo geral evidenciar a importância da atividade lúdica espontânea no contexto de educação pré-escolar. Nesse sentido, foram observadas as crianças em situações de brincadeira livre a fim de tipificar esta atividade em termos dos diferentes tipos de jogo infantil, relacionando-a com aspetos como a liderança e a popularidade. O grupo era composto por 23 crianças com idades entre os 3 e os 4 anos.
A fim de investigar a problemática referida realizámos um teste sociométrico com o propósito de perceber, na perspectiva do grupo, quais as duas crianças mais populares e as duas menos populares. Foi ainda feita uma observação naturalista para caracterizar a atividade lúdica desenvolvida e os motivos que determinaram esta situação e uma entrevista à educadora responsável, com o intuito de conhecer as estratégias por ela adotadas para potenciar a ação educativa no sentido do tema em estudo.
Description
Keywords
Jogo infantil Relações interpessoais Desenvolvimento cognitivo da criança e educação pré-escolar