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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As
instituições
de
ensino
superior
deparam-‐se
hoje
com
uma
realidade
caracterizada
pelo
aumento
da
concorrência,
pelas
modificações
na
estrutura
etária,
nas
motivações
dos
estudantes,
nas
alterações
do
sistema
de
financiamento
e
no
agravamento
das
restrições
financeiras.
Assim
sendo,
é
de
extrema
importância
que
estas
instituições
reconheçam
claramente
quem
é
o
seu
público
-‐
alvo
e
quais
são
as
suas
expectativas.
Partindo
da
revisão
bibliográfica,
foi
possível
enquadrar
o
conceito
e
as
metodologias
de
marketing
no
caso
específico
das
instituições
de
ensino
superior
público,
assim
como,
refletir
acerca
de
alguns
conceitos
essenciais
ao
conhecimento
da
forma
como
os
públicos
se
relacionam
com
a
instituição.
Esta
análise
está
focada
no
caso
específico
da
Universidade
do
Algarve
e
pretende
contribuir
para
o
desenvolvimento
do
futuro
Plano
de
Marketing
desta
instituição,
quer
através
do
enquadramento
teórico,
quer
através
da
realização
de
estudos
empíricos,
junto
dos
atuais
alunos
e
dos
colaboradores.
O
objetivo
de
ambos
os
estudos,
foi
identificar
perceções,
pontos
fortes
e
fracos,
oportunidades
e
ameaças
que
a
instituição
enfrenta,
assim
como,
os
traços
da
lealdade
à
instituição
por
parte
dos
inquiridos.
Os
resultados
obtidos
mostram,
que
a
palavra
tranquilidade
é
a
que
mais
vezes
surge
na
mente
dos
estudantes
quando
pensam
na
UAlg
como
local
para
estudar.
Para
além
disso,
este
segmento
considera
esta
instituição
como
sendo
muito
agradável,
com
qualidade
e
próxima
dos
alunos.
A
UAlg
é,
para
a
grande
maioria
dos
inquiridos,
uma
instituição
com
personalidade
jovem,
inovadora
e
simpática.
O
que
a
distingue
das
restantes
instituições
de
ensino
superior
é
a
sua
localização.
Para
os
colaboradores
respondentes,
a
Universidade
do
Algarve
é
uma
instituição
onde
é
bom
trabalhar,
agradável
e
possui
como
principal
fator
de
diferenciação
face
às
restantes
instituições
de
ensino
superior,
a
sua
localização.
Description
Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Marketing Ensino superior Concorrência Público-alvo