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A visão de alunos e colaboradores sobre a Universidade do Algarve

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Tese 29 Janeiro 2016 .pdf26.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As instituições de ensino superior deparam-­‐se hoje com uma realidade caracterizada pelo aumento da concorrência, pelas modificações na estrutura etária, nas motivações dos estudantes, nas alterações do sistema de financiamento e no agravamento das restrições financeiras. Assim sendo, é de extrema importância que estas instituições reconheçam claramente quem é o seu público -­‐ alvo e quais são as suas expectativas. Partindo da revisão bibliográfica, foi possível enquadrar o conceito e as metodologias de marketing no caso específico das instituições de ensino superior público, assim como, refletir acerca de alguns conceitos essenciais ao conhecimento da forma como os públicos se relacionam com a instituição. Esta análise está focada no caso específico da Universidade do Algarve e pretende contribuir para o desenvolvimento do futuro Plano de Marketing desta instituição, quer através do enquadramento teórico, quer através da realização de estudos empíricos, junto dos atuais alunos e dos colaboradores. O objetivo de ambos os estudos, foi identificar perceções, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que a instituição enfrenta, assim como, os traços da lealdade à instituição por parte dos inquiridos. Os resultados obtidos mostram, que a palavra tranquilidade é a que mais vezes surge na mente dos estudantes quando pensam na UAlg como local para estudar. Para além disso, este segmento considera esta instituição como sendo muito agradável, com qualidade e próxima dos alunos. A UAlg é, para a grande maioria dos inquiridos, uma instituição com personalidade jovem, inovadora e simpática. O que a distingue das restantes instituições de ensino superior é a sua localização. Para os colaboradores respondentes, a Universidade do Algarve é uma instituição onde é bom trabalhar, agradável e possui como principal fator de diferenciação face às restantes instituições de ensino superior, a sua localização.

Description

Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Marketing Ensino superior Concorrência Público-alvo

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