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Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Ana Catarina Baptista de Jesus
dc.contributor.advisorRodrigues, Susana Filipa Viegas
dc.contributor.authorGregório, Catarina Jesus
dc.date.accessioned2022-07-05T13:54:36Z
dc.date.available2022-07-05T13:54:36Z
dc.date.issued2021-12-02
dc.description.abstractO presente relatório de investigação, com o título Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza, realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no distrito de Faro, numa sala de jardim de infância com crianças com idades compreendidas entre os cinco e seis anos de idade, no ano letivo de 2020/2021. O estudo inicial tinha como metodologia a recolha de dados junto de uma sala de jardim de infância, no entanto, em virtude da situação pandémica e de forma a dar continuidade ao tema em estudo, repensou-se a metodologia. Para responder à questão de investigação Qual a influência da exploração ativa dos elementos da natureza no desenvolvimento léxico-semântico de um grupo de crianças de 5 e 6 anos?, estabeleceram-se dois objetivos: (1) perceber qual a perspetiva das educadoras de infância na promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza; (2) perceber quais as perceções e conhecer as práticas das educadoras de infância na área da linguagem e exploração dos elementos da natureza com as crianças. O estudo é de natureza qualitativa, cujas técnicas utilizadas incidiram numa entrevista semiestruturada realizada de forma presencial e, numa recolha de áudio previamente autorizada pelas educadoras do jardim de infância. Os resultados obtidos permitiram compreender quais as perspetivas das educadoras de infância, qual a posição que tomam em relação aos temas abordados e, ainda, exemplos práticos de como colocar em prática atividades e/ou momentos de reflexão com o grupo de crianças. Em resposta aos resultados obtidos, verificou-se a importância atribuída ao desenvolvimento léxico-semântico pelas educadoras, assim como, do impacto positivo da brincadeira livre com os elementos da natureza.pt_PT
dc.description.abstractThe present research, entitled Perceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da natureza, took place within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS) in the district of Faro, in a kindergarten room with children aged between five and six years old, in the 2020/2021 school year. The initial study had the methodology of collecting data from a kindergarten room, however, due to the pandemic situation and to continue the topic under study, the methodology was rethought. To answer the following research question: What is the influence of the active exploration of the elements of nature on the lexical-semantic development of a group of 5 and 6-year-old children?, two objectives were established: (1) to understand the perspective of the teachers of the kindergarten in promoting language development through active exploration of the elements of nature; (2) understand what are the perceptions and know the practices of kindergarten teachers in the area of language and exploration of the elements of nature with children. The study has qualitative nature, whose techniques focused on a semi-structured interview conducted in person and on audio collection previously authorized by the kindergarten teachers. The results obtained allowed us to understand the perspectives of kindergarten teachers, what position they take concerning the topics covered, and practical examples of how to put into practice activities and/or moments of reflection with the group of children. In response to the results obtained, the importance attributed to lexical-semantic development by the educators was verified, as well as the positive impact of free play with the elements of nature.pt_PT
dc.identifier.tid202913872pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/17898
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincadeira livrept_PT
dc.subjectDesenvolvimento léxico-semânticopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectExploração dos elementos da naturezapt_PT
dc.subjectPapel do/a educador/a de infância.pt_PT
dc.titlePerceções das educadoras de infância sobre a promoção do desenvolvimento da linguagem através da exploração ativa de elementos da naturezapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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