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Bibliotecas escolares na era da informação: ruturas de discursividade

dc.contributor.advisorMariano, Alexandra de Brito
dc.contributor.authorCorreia, Paula Maria Osório de Araújo
dc.date.accessioned2015-03-16T11:36:48Z
dc.date.available2015-03-16T11:36:48Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente trabalho situa-se no âmbito da obtenção do grau de mestre para licenciados pré-Bolonha. Tomando como objeto de análise o tema das literacias, tem como fio condutor a seguinte questão de investigação: como podem as bibliotecas escolares contribuir para uma nova cultura de cidadania e aprendizagem? Conclui-se que a biblioteca se apresentará como um lugar privilegiado na escola se assumir um papel interventivo na reestruturação de práticas educativas, ao participar ativamente nas dinâmicas de aprendizagem e na apresentação de propostas didáticas para o ensino das literacias da informação. Analisa-se, ainda, o processo de construção de uma identidade profissional, no confronto entre teorias (formação) e práticas (experiência profissional), constrangimentos e possibilidades. Privilegiou-se, na produção deste trabalho, uma abordagem de natureza reflexiva, sustentada numa revisão de literatura e na análise crítica de comunicações, particularmente de especialistas na área específica das bibliotecas e das tecnologias de informação. Numa vontade firme em pensar-se a educação nos seus fundamentos e propósitos analisam-se os desafios que são atualmente colocados à escola em geral e às bibliotecas escolares em particular, sublinhando-se nesse contexto a importância do papel do professor bibliotecário e sendo discutidas questões como: haverá um debate sustentado nas escolas em Portugal a propósito das suas próprias práticas? Que representa, na escola, a nova figura de professor bibliotecário? Que papel tem a biblioteca escolar nas aprendizagens dos alunos e na dinamização dos currículos escolares? Conclui-se ser necessário desenvolver: novas expectativas sociais relativamente às aprendizagens a realizar na escola; novos conhecimentos a promover pelos currículos de educação escolar; melhores propostas didáticas para o ensino; um compromisso de projetos de trabalho entre os docentes e as bibliotecas escolares; trabalho em rede e uma formação de professores adequada que funcione como um meio eficaz para uma análise mais rigorosa da realidade educativa, num mundo marcado pela complexidade e acelerada mudança de matriz tecnocientífica.por
dc.identifier.tid202473198
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5811
dc.language.isoporpor
dc.subjectCiências documentaispor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleBibliotecas escolares na era da informação: ruturas de discursividadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Documentaispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Documentaispor

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