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Bibliotecas escolares na era da informação: ruturas de discursividade
dc.contributor.advisor | Mariano, Alexandra de Brito | |
dc.contributor.author | Correia, Paula Maria Osório de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2015-03-16T11:36:48Z | |
dc.date.available | 2015-03-16T11:36:48Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho situa-se no âmbito da obtenção do grau de mestre para licenciados pré-Bolonha. Tomando como objeto de análise o tema das literacias, tem como fio condutor a seguinte questão de investigação: como podem as bibliotecas escolares contribuir para uma nova cultura de cidadania e aprendizagem? Conclui-se que a biblioteca se apresentará como um lugar privilegiado na escola se assumir um papel interventivo na reestruturação de práticas educativas, ao participar ativamente nas dinâmicas de aprendizagem e na apresentação de propostas didáticas para o ensino das literacias da informação. Analisa-se, ainda, o processo de construção de uma identidade profissional, no confronto entre teorias (formação) e práticas (experiência profissional), constrangimentos e possibilidades. Privilegiou-se, na produção deste trabalho, uma abordagem de natureza reflexiva, sustentada numa revisão de literatura e na análise crítica de comunicações, particularmente de especialistas na área específica das bibliotecas e das tecnologias de informação. Numa vontade firme em pensar-se a educação nos seus fundamentos e propósitos analisam-se os desafios que são atualmente colocados à escola em geral e às bibliotecas escolares em particular, sublinhando-se nesse contexto a importância do papel do professor bibliotecário e sendo discutidas questões como: haverá um debate sustentado nas escolas em Portugal a propósito das suas próprias práticas? Que representa, na escola, a nova figura de professor bibliotecário? Que papel tem a biblioteca escolar nas aprendizagens dos alunos e na dinamização dos currículos escolares? Conclui-se ser necessário desenvolver: novas expectativas sociais relativamente às aprendizagens a realizar na escola; novos conhecimentos a promover pelos currículos de educação escolar; melhores propostas didáticas para o ensino; um compromisso de projetos de trabalho entre os docentes e as bibliotecas escolares; trabalho em rede e uma formação de professores adequada que funcione como um meio eficaz para uma análise mais rigorosa da realidade educativa, num mundo marcado pela complexidade e acelerada mudança de matriz tecnocientífica. | por |
dc.identifier.tid | 202473198 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5811 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Ciências documentais | por |
dc.subject | Bibliotecas escolares | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.title | Bibliotecas escolares na era da informação: ruturas de discursividade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências Documentais | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Documentais | por |
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