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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo assume-se como um estudo de caso, insere-se no
paradigma interpretativo/qualitativo e pretendeu avaliar a implementação da
Educação Sexual (ES) no Algarve. Realizaram-se entrevistas semidiretivas a
oito coordenadores da Educação para a Saúde (EpS)/ES e a um diretor de
agrupamento de escolas (AE). Os resultados indicaram que a ES foi integrada
nos projetos educativos de todos os AE, sendo que os AE situados em
concelhos com menos residentes apresentaram um percurso mais próximo
das recomendações da lei. Foram nomeados professores-coordenadores
para a EpS/ES e apenas um AE não tem o gabinete de apoio a funcionar. A
disciplina de Ciências Naturais foi identificada como sendo a mais
interveniente na ES. O aumento e a consolidação dos conhecimentos foram
objetivos privilegiados numa vertente de prevenção. O pouco apoio do
Ministério da Educação e Ciência e a falta de formação, de experiência e de
à-vontade dos docentes nesta área foram apontados como limitações no
processo de implementação da ES.
Description
Keywords
Educação Sexual Avaliação Implementação Coordenadores Professores Diretor