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O herói sublime: figuras e figuração

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Pretendemos com este trabalho apontar e analisar as características que, em nosso entender, permitem que os heróis presentes num conjunto de obras das literaturas românticas inglesa, alemã e francesa sejam referidos como heróis sublimes. Procedemos para o efeito a uma análise do corpus que foi feita quer a partir da perspectiva da figura propriamente dita, enquanto objecto passível de uma descrição, quer a partir da perspectiva da figuração, isto é, analisando as relações e movimentos permitidos pela figura dentro de um sistema. Avaliámos também de que modo um sujeito possibilita um conjunto de relações de ordem política, social e interpessoal: como é que ele se move dentro de um determinado espaço e meio social e que tipo de movimentos permite aos que o envolvem. Seleccionámos para o efeito um corpus composto por seis obras que consideramos representativas das literaturas supramencionadas: Peter Schlemihls wundersame Geschichte, de Adelbert von Chamisso (1813), Quatrevingt-treize, de Victor Hugo (1874), Melmoth the Wanderer, de Charles Maturin (1820), Le Comte de Monte-Cristo, de Alexandre Dumas (pai) (1845), Faust I, de Goethe (1808) e Frankenstein; or, the Modern Prometheus, de Mary Shelley (1818). A dissertação consiste, afinal, numa leitura dos heróis das obras seleccionadas enquanto heróis sublimes, sendo que a explicação deste conceito resulta de um estudo das questões relativas à figura e à figuração. Procurámos demonstrar que o estudo comparativo dos heróis em consideração é pertinente, justificando-o através de uma análise feita a três grandes níveis: o da construção e caracterização da figura do herói sublime, o da relação com o seu espaço e o da relação com o Outro.

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Tese dout., Literatura Comparada, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2006

Keywords

Literatura comparada Romantismo Romântico Sublime Herói

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