Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As pequenas e mĂ©dias empresas turĂsticas constituem a maior parte do tecido empresarial
do Algarve. A sobrevivĂȘncia e o sucesso deste tipo de empresas no mercado passam pelo
imperativo da gestão da qualidade como estratégia de longo prazo. Neste contexto, a
certificação da qualidade nas empresas turĂsticas configura-se apenas como o primeiro
passo para a adopção da gestĂŁo pela qualidade total, como meio para alcançar a excelĂȘncia.
O objectivo da tese consiste em traçar o perfil da excelĂȘncia das pequenas e mĂ©dias
empresas turĂsticas com sede no Algarve, com base nos resultados obtidos atravĂ©s da
implementação do questionĂĄrio de auto-avaliação. Pretende-se com este exercĂcio de
diagnóstico, contribuir para a adopção de conceitos e metodologias conducentes ao sucesso
das organizaçÔes em particular, e do destino turĂstico Algarve em geral.
O processo de auto-avaliação permite às organizaçÔes saberem como e onde se posicionam
numa escala de excelĂȘncia empresarial. Simultaneamente, possibilitam a identificação de
potenciais ĂĄreas de melhoria, tornando assim possĂvel a definição de um quadro estratĂ©gico
das acçÔes a desenvolver. Os resultados da investigação indicam como principal problema
das empresas estudadas a gestão e satisfação dos colaboradores, critérios que apresentam
os Ăndices de abordagem mais baixos no conjunto dos nove que constituem o modelo de
excelĂȘncia Europeu.
Se a auto-avaliação é indispensåvel e o henchmarking fundamental para uma gestão
empresarial mais eficaz, o modelo da European koundahon for Quality Management,
apresenta-se como uma solução para as organizaçÔes utilizarem essas ferramentas
estratégicas, determinantes para a obtenção de bons resultados de desempenho, num
mercado turĂstico global cada vez mais competitivo e exigente.
Description
Dissertação de mest. em Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2004
Keywords
PME TurĂstica Auto-Avaliação Certificação GestĂŁo da Qualidade Qualidade Total ExcelĂȘncia