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Em Portugal a Educação Sexual (ES) em contexto escolar tem uma história legislativa de
quase 30 anos, contudo a sua aplicação efectiva e generalizada tem um percurso muito curto e
sinuoso.
No presente trabalho é nosso objectivo principal analisar o processo de implementação de
ES nas escolas, à luz do proposto nas recentes alterações legislativas, partindo do ponto de vista
dos seus actores principais – alunos e professores.
A investigação decorreu em três escolas do Algarve, sendo a nossa amostra constituída por
61 professores e 564 alunos. Os instrumentos que utilizámos para a recolha de dados foram dois
questionários – um para professores, adaptado do QAAPES (Reis & Vilar, 2002), e outro para
alunos. Foram ainda realizadas entrevistas aos professores Coordenadores de Educação para a
Saúde de cada uma das escolas.
Os resultados que encontrámos permitem-nos concluir que a ES é já uma realidade nas
escolas por nós investigadas e para todos os seus alunos, embora a forma como está a ser levada a
cabo ainda necessite de ser aprimorada, nomeadamente em aspectos como: descentralizar a
intervenção apenas da vertente fisiológica; desenvolver os projectos de ES de cada um dos gruposturma
segundo a metodologia de trabalho de projecto; apostar em estratégias mais participativas
que vão ao encontro dos interesses dos alunos; promover a interdisciplinaridade, uma vez que as
áreas curriculares para além das Ciências e da Formação Cívica, também têm colaboração a
prestar; apostar mais nas parcerias, nomeadamente com os profissionais de saúde e reforçar a
participação e trabalho de parceria com os pais.
Concluímos também que a formação é um recurso fundamental para se melhorar a
prestação dos professores, pois quando aquela aumenta os docentes demonstram mais conforto,
atitudes mais positivas, estão mais predispostos para desenvolver sessões de ES e quando o fazem
obtêm melhores resultados.
Description
Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Educação Sexual Escolas Implementação Professores Alunos