Publication
O que é para ti um tubarão? percepções das crianças sobre os tubarões em contexto (educação) informal de ciências
dc.contributor.advisor | Monteiro, Rute | |
dc.contributor.author | Neves, João Pedro Correia das | |
dc.date.accessioned | 2013-02-08T11:16:27Z | |
dc.date.available | 2013-02-08T11:16:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Biologia/Geologia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | Para a população em geral, os tubarões têm uma reputação que não se enquadra com a sua verdadeira natureza. Pesquisas informais muitas vezes revelam os tubarões como animais perigosos, agressivos ou devoradores de homens, uma visão muito distante da sua real biologia e comportamento. Este resultante senso-comum é aparentemente difícil de dissociar da consciência de muitos visitantes de entidades zoológicas no mundo inteiro, mesmo com o recurso a programas educativos dirigidos para a temática específica dos tubarões. Como podem, então, parques zoológicos e aquários contribuir para uma mudança neste paradigma? Serão as abordagens de educação e conservação actualmente praticadas eficazes para os visitantes? Neste estudo, a percepção de jovens visitantes (8-16 anos) sobre os tubarões foram avaliados com o objetivo de elaborar uma hipótese de progressão para o conhecimento destes animais, contribuindo para o desenvolvimento de mais eficazes abordagens educativas. O estudo realizou-se no Zoomarine, um parque oceanográfico localizado no sul de Portugal, através de um estudo de caso utilizando uma metodologia qualitativa (entrevistas e desenhos) através de uma abordagem interpretativa. A hipótese de progressão proposta é composta por três níveis de conhecimento sequenciais. Os resultados deste estudo mostraram uma clara predominância de visões antropomórficas e antropocêntricas, bem como uma visão utilitarista dos tubarões e dos ecossistemas condicionando, assim, o conhecimento e a visão epistemológica dos visitantes. | por |
dc.identifier.tid | 202202704 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2258 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Tubarões | por |
dc.subject | Educação informal | por |
dc.subject | Hipótese de progressão | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.title | O que é para ti um tubarão? percepções das crianças sobre os tubarões em contexto (educação) informal de ciências | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Biologia/Geologia | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- O_que_e_para_ti_um_tubarao_Joao_Neves.pdf
- Size:
- 1.89 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: