Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O efeito mediador das competências socioemocionais na relação entre suporte dos pais e a exploração de carreira

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A literatura da carreira tem vindo a sublinhar de forma bastante consistente o papel do suporte, designadamente do suporte dos pais, na promoção da exploração e no desenvolvimento de carreira. Mais escassas são as evidências empíricas do papel das variáveis motivacionais e emocionais na relação entre os mecanismos de suporte e o comportamento vocacional. Neste âmbito, a presente investigação tem como principal objetivo analisar o efeito mediador das competências socioemocionais na relação entre suporte parental, diferenciando o suporte do pai e o suporte da mãe, na exploração de carreira, numa amostra de alunos de 9º ano (N=179), de escolaridade. Com recurso a modelos de regressão, observou-se que o suporte da mãe e as competências socioemocionais emergem como preditores significativos dos comportamentos de exploração de carreira. Quanto aos efeitos de mediação, a Orientação para a Tarefa e a Orientação para Outros surgiram como variáveis mediadoras na relação entre tipos de suporte parental e as variáveis da Exploração. Estes resultados são discutidos e retiradas implicações para o desenho de intervenções vocacionais dirigidas à promoção dos comportamentos de exploração de carreira.
Career related literature has consistently highlighted the role of support, particularly parental support, in promoting career exploration and development. The empirical evidence of the role of motivational and emotional variables in the relationship between support mechanisms and vocational behaviour is scarcer. In this context, the main objective of this research is to analyse the mediating effect of socio-emotional skills in the relationship between parental support, differentiating support from the father and support from the mother, in career exploration, in a sample of 9th grade students (N=179) of schooling. Using regression models, it was observed that mother's support and socio-emotional skills emerge as significant predictors of career exploration behaviours. Regarding mediation effects, Task Orientation and Orientation to Others emerged as mediating variables in the relationship between types of parental support and Exploration variables. These results are discussed, and implications are drawn for the design of vocational interventions aimed at promoting career exploration behaviours.

Description

Keywords

Suporte Parental Suporte Mãe Suporte Pai Exploração de Carreira Competências Socioemocionais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License