Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um contributo multidimensional para a segmentação de mercados: uma avaliação factorial das preferências em análise conjunta

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Castela_Contributo.pdf862.07 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo propomos uma abordagem factorial à analise conjunta baseada numa análise não linear de componentes principais. Deste modo, os resultados típicos da análise conjunta são geometricamente interpretados e validados, conduzindo a uma identificação de subpopulações melhor direccionadas para uma segmentação eficiente. Com o objectivo de enriquecer a análise das preferências, através da interpretação gráfica, recorremos a uma aplicação empírica que utiliza os instrumentos gráficos da análise multidimensional para conferir consistência e robustez ao processo de segmentação. Assim, sugerimos a utilização do poder explicativo dos planos factoriais não só, como extensão metodológica à avaliação da satisfação do consumidor, como também para apoiar o processo da tomada de decisão.

Description

Keywords

Segmentação de mercados Análise conjunta Análise não linear de componentes principais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve. Faculdade de Economia

CC License