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Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach

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Abstract(s)

Este estudo procurou identificar perfis motivacionais de alunos de ensino secundário (N= 396; M= 17.02) utilizando uma análise de clusters, e verificar as diferenças entre os mesmos em termos de exploração e indecisão de carreira. Foram identificados três perfis motivacionais. Relativamente ao seu comportamento vocacional, o grupo de alunos autodeterminados mostrou ser o mais adaptativo e o grupo não autodeterminado foi o menos adaptativo. Verificou-se ainda o surgimento de um terceiro grupo de alunos altamente motivados e externamente regulados. No geral, os resultados sugerem que a Teoria da Autodeterminação (SDT) pode oferecer importantes reflexões acerca dos processos motivacionais envolvidos na exploração e tomada de decisão de carreira.

Description

Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Psicologia educacional Ensino secundário Carreiras Exploração vocacional Motivação Indecisão de alunos

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