Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
455.61 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As referências e os modelos que operam no nosso sistema educativo, no ensino
do Teatro, tais como as práticas teatrais existentes e o consequente entendimento do que
é fazer Teatro por parte de jovens estudantes estão muito condicionados, quer a uma
busca de uma satisfação pessoal ou de mero entretenimento, quer à revelação de um
talento, do puro exibicionismo e até de uma ascensão à fama.
Por isso mesmo, é depreciada a compreensão simples, profunda e livre do
Teatro, enquanto criação artística. Para além disso, deparamos com um sistema
ecléctico de disciplinas artísticas, em que se privilegia a existência de objectivos
educacionais muito amplos que se transformam em justificações para uma pedagogia do
Teatro pouco eficaz e exploratória. Por conseguinte, não se desenvolve uma autoaprendizagem
de atitudes críticas e de acção no Teatro, autêntica e comprometida.
As reflexões apresentadas neste trabalho referem-se a questões de um estudo de
pesquisa teatral, elaboradas na sequência das aulas da disciplina de opção Introdução à
Estética e Práticas Teatrais I e II, no âmbito da licenciatura de Estudos Artísticos e
Culturais da Universidade do Algarve.
O eixo desta investigação centrou-se, inicialmente, na aplicação de exercícios de
Teatro, como instrumento de trabalho, à luz das categorias da disponibilidade,
concentração e colectivo, de acordo com uma base inseparável de uma estética, de uma
ética e de uma técnica teatral, sugeridos por uma perspectiva de Teatro de três mestres
de Teatro: Stanislavski, Grotowski e Peter Brook.
Curiosamente, após a análise e cruzamento dos dados obtidos, as conclusões
apontam para a relação do uso excessivo e sistemático de palavras ou conceitos
apreendidos nas aulas, por parte dos alunos, podendo observar-se que em muitos casos,
a aprendizagem terá sido apenas conceptual, sem forte ligação aos conteúdos – o que
confirma a aprendizagem de clichés.
Description
Dissertação de mest., Educação Artística (Teatro e Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Teatro Ensino Educação Ética Estética Disponibilidade