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Um cheirinho de práticas teatrais: uma experiência pedagógica
dc.contributor.advisor | Branco, António | |
dc.contributor.author | Mimoso, Rui Manuel Martinho Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2012-03-05T14:13:16Z | |
dc.date.available | 2012-03-05T14:13:16Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Dissertação de mest., Educação Artística (Teatro e Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | As referências e os modelos que operam no nosso sistema educativo, no ensino do Teatro, tais como as práticas teatrais existentes e o consequente entendimento do que é fazer Teatro por parte de jovens estudantes estão muito condicionados, quer a uma busca de uma satisfação pessoal ou de mero entretenimento, quer à revelação de um talento, do puro exibicionismo e até de uma ascensão à fama. Por isso mesmo, é depreciada a compreensão simples, profunda e livre do Teatro, enquanto criação artística. Para além disso, deparamos com um sistema ecléctico de disciplinas artísticas, em que se privilegia a existência de objectivos educacionais muito amplos que se transformam em justificações para uma pedagogia do Teatro pouco eficaz e exploratória. Por conseguinte, não se desenvolve uma autoaprendizagem de atitudes críticas e de acção no Teatro, autêntica e comprometida. As reflexões apresentadas neste trabalho referem-se a questões de um estudo de pesquisa teatral, elaboradas na sequência das aulas da disciplina de opção Introdução à Estética e Práticas Teatrais I e II, no âmbito da licenciatura de Estudos Artísticos e Culturais da Universidade do Algarve. O eixo desta investigação centrou-se, inicialmente, na aplicação de exercícios de Teatro, como instrumento de trabalho, à luz das categorias da disponibilidade, concentração e colectivo, de acordo com uma base inseparável de uma estética, de uma ética e de uma técnica teatral, sugeridos por uma perspectiva de Teatro de três mestres de Teatro: Stanislavski, Grotowski e Peter Brook. Curiosamente, após a análise e cruzamento dos dados obtidos, as conclusões apontam para a relação do uso excessivo e sistemático de palavras ou conceitos apreendidos nas aulas, por parte dos alunos, podendo observar-se que em muitos casos, a aprendizagem terá sido apenas conceptual, sem forte ligação aos conteúdos – o que confirma a aprendizagem de clichés. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/924 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject | Disponibilidade | por |
dc.title | Um cheirinho de práticas teatrais: uma experiência pedagógica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Artística. Especialização em Teatro e Educação | por |