Repository logo
 
Publication

A dinâmica relacional entre a família e a escola sob o olhar do aluno

dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorPereira, Alexandra Filipa de Sousa
dc.date.accessioned2012-07-26T18:11:39Z
dc.date.available2012-07-26T18:11:39Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e da Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractA Família e a Escola são as instâncias educativas mais importantes para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, e é unânime a opinião de todos os responsáveis pela missão de educar acerca da importância de ambas as instituições actuarem em consonância. Para os investigadores das ciências sociais, o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos tem vindo a ser considerado um dos pilares para garantir o sucesso escolar de todos os alunos. No entanto, pais e professores deparam-se, muitas vezes, com alguma dificuldade em estabelecer uma relação de colaboração. Para compreender os motivos desta desunião, as suas representações face à relação entre a família e a escola têm sido um dos principais alvos de pesquisa. Por sua vez, as representações dos alunos raramente são consideradas, apesar de sabermos que o aluno é um agente activo e principal actor do processo educativo, tendo sempre uma postura perante o envolvimento dos seus pais. O presente estudo é um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, e tem como principal objectivo conhecer as representações e as perspectivas dos alunos face à relação entre a família e a escola, quer quanto às formas indirectas, quer quanto às formas mais directas de participação e colaboração entre pais e escola. Pretende-se ainda analisar possíveis relações entre essas representações e o contexto familiar e escolar donde o aluno provém, pelo que foram realizadas entrevistas a alunos com diferentes perfis familiares e pertencentes a três níveis de ensino. Os resultados apurados concluem que, de forma geral, os alunos entrevistados consideram importante os pais interessarem-se e preocuparem-se com o seu percurso escolar, estando presentes e apoiando os filhos ao longo de todo o seu desenvolvimento escolar e pessoal.por
dc.identifier.other37.06 PER*Din Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1566
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectRelação família-escolapor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectEnvolvimentopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleA dinâmica relacional entre a família e a escola sob o olhar do alunopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciência da Educação e da Formação. Sociologia da Educação e da Formaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Dinâmica Relacional entre a Família e a Escola sob o Olhar do Aluno. Alexandra de Sousa Pereira 2010.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: