Publication
A dinâmica relacional entre a família e a escola sob o olhar do aluno
dc.contributor.advisor | Carreira, Teresa Pires | |
dc.contributor.author | Pereira, Alexandra Filipa de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2012-07-26T18:11:39Z | |
dc.date.available | 2012-07-26T18:11:39Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e da Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | A Família e a Escola são as instâncias educativas mais importantes para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, e é unânime a opinião de todos os responsáveis pela missão de educar acerca da importância de ambas as instituições actuarem em consonância. Para os investigadores das ciências sociais, o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos tem vindo a ser considerado um dos pilares para garantir o sucesso escolar de todos os alunos. No entanto, pais e professores deparam-se, muitas vezes, com alguma dificuldade em estabelecer uma relação de colaboração. Para compreender os motivos desta desunião, as suas representações face à relação entre a família e a escola têm sido um dos principais alvos de pesquisa. Por sua vez, as representações dos alunos raramente são consideradas, apesar de sabermos que o aluno é um agente activo e principal actor do processo educativo, tendo sempre uma postura perante o envolvimento dos seus pais. O presente estudo é um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, e tem como principal objectivo conhecer as representações e as perspectivas dos alunos face à relação entre a família e a escola, quer quanto às formas indirectas, quer quanto às formas mais directas de participação e colaboração entre pais e escola. Pretende-se ainda analisar possíveis relações entre essas representações e o contexto familiar e escolar donde o aluno provém, pelo que foram realizadas entrevistas a alunos com diferentes perfis familiares e pertencentes a três níveis de ensino. Os resultados apurados concluem que, de forma geral, os alunos entrevistados consideram importante os pais interessarem-se e preocuparem-se com o seu percurso escolar, estando presentes e apoiando os filhos ao longo de todo o seu desenvolvimento escolar e pessoal. | por |
dc.identifier.other | 37.06 PER*Din Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1566 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Relação família-escola | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Envolvimento | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | A dinâmica relacional entre a família e a escola sob o olhar do aluno | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciência da Educação e da Formação. Sociologia da Educação e da Formação | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A Dinâmica Relacional entre a Família e a Escola sob o Olhar do Aluno. Alexandra de Sousa Pereira 2010.pdf
- Size:
- 1.88 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: