Repository logo
 
Publication

Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
dc.contributor.authorMendes, Tânia Sofia Bento
dc.date.accessioned2017-09-19T11:09:44Z
dc.date.available2017-09-19T11:09:44Z
dc.date.issued2017-01-13
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula, e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo 2014/2015. A investigação decorreu numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como principais objetivos: (i) analisar a composição e procedimentos de experiências integradas em Kits comerciais, desenvolvidos no âmbito da educação em ciências; (ii) estudar a adequabilidade dessas experiências ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, no 1.º CEB. O projeto integrou uma componente investigativa e uma componente de intervenção educativa, não se tendo pretendido dissociar uma da outra. Os alunos abrangidos pelo estudo pertenciam ao 2.º e 4º anos do 1.º CEB. Do processo investigativo fizeram parte as seguintes etapas: (a) estudo das experiências dos Kits didáticos; (b) construção de instrumentos de recolha de dados, designadamente, questionários, usados para avaliação das experiências dos Kits, por parte dos alunos; (c) implementação das experiências dos Kits em contexto de sala de aula. Neste projeto estudaram-se algumas experiências propostas nos Kits “Corrente elétrica” e “Ciência da água” da empresa Science4you. Com base nas respostas dadas pelos alunos às questões do questionário, constatou-se, entre outros aspetos, que o vocabulário usado nos manuais dos Kits não é todo do conhecimento dos alunos, e que as imagens que acompanham os procedimentos das experiências nem sempre são suficientemente ilustrativas do que se pretende. Verificou-se, também, que existem muitas limitações quanto à utilização autodidata destes Kits pelos alunos. Para que as experiências possam ser exploradas num contexto de ensino aprendizagem, com vista à construção de conhecimento significativo, necessitam da participação ativa do professor como condutor e desencadear de aprendizagens.pt_PT
dc.identifier.tid201710030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9977
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectKits didáticospt_PT
dc.subjectLiteracia científica e trabalho práticopt_PT
dc.titleEstudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório setembro_30_01_2017.pdf
Size:
3.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: