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Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos | |
dc.contributor.author | Mendes, Tânia Sofia Bento | |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T11:09:44Z | |
dc.date.available | 2017-09-19T11:09:44Z | |
dc.date.issued | 2017-01-13 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | Este relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula, e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo 2014/2015. A investigação decorreu numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e teve como principais objetivos: (i) analisar a composição e procedimentos de experiências integradas em Kits comerciais, desenvolvidos no âmbito da educação em ciências; (ii) estudar a adequabilidade dessas experiências ao processo de ensino e aprendizagem das ciências, no 1.º CEB. O projeto integrou uma componente investigativa e uma componente de intervenção educativa, não se tendo pretendido dissociar uma da outra. Os alunos abrangidos pelo estudo pertenciam ao 2.º e 4º anos do 1.º CEB. Do processo investigativo fizeram parte as seguintes etapas: (a) estudo das experiências dos Kits didáticos; (b) construção de instrumentos de recolha de dados, designadamente, questionários, usados para avaliação das experiências dos Kits, por parte dos alunos; (c) implementação das experiências dos Kits em contexto de sala de aula. Neste projeto estudaram-se algumas experiências propostas nos Kits “Corrente elétrica” e “Ciência da água” da empresa Science4you. Com base nas respostas dadas pelos alunos às questões do questionário, constatou-se, entre outros aspetos, que o vocabulário usado nos manuais dos Kits não é todo do conhecimento dos alunos, e que as imagens que acompanham os procedimentos das experiências nem sempre são suficientemente ilustrativas do que se pretende. Verificou-se, também, que existem muitas limitações quanto à utilização autodidata destes Kits pelos alunos. Para que as experiências possam ser exploradas num contexto de ensino aprendizagem, com vista à construção de conhecimento significativo, necessitam da participação ativa do professor como condutor e desencadear de aprendizagens. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201710030 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9977 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Kits didáticos | pt_PT |
dc.subject | Literacia científica e trabalho prático | pt_PT |
dc.title | Estudo sobre a viabilidade de utilização de Kits comerciais de didática das ciências em sala de aula | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |