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Qualidade em análises clínicas: avaliação da qualidade percebida pelos utentes na secção de colheitas de um serviço de patologia clínica

dc.contributor.advisorCândido, Carlos
dc.contributor.advisorFeliciano, Isabel Maria Pereira Luís
dc.contributor.authorSalvador, Pedro Filipe Cabrita
dc.date.accessioned2014-03-20T12:13:55Z
dc.date.available2014-03-20T12:13:55Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Gestão de Unidades de Saúde, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractBaseado no contexto atual, de uma constante procura pela melhoria contínua das organizações de saúde, surgiu a necessidade de avaliar a qualidade percebida do Serviço de Patologia Clínica (SPC) do Hospital de Faro (HF). Para tal, traduziu-se para português o instrumento de avaliação da qualidade percebida, SERVPERF, adaptou-se o mesmo ao contexto das Análises Clínicas e distribuiu-se por fim aos utentes da secção de colheitas do SPC. Obtiveram-se 303 questionários válidos. Com base nos dados, recorreu-se: ao cálculo de indicadores estatísticos; à determinação da consistência interna do SERVPERF; à aplicação da CATPCA; à determinação de correlações entre variáveis e dimensões; e à análise do viés de não resposta. Os resultados sugerem que: a qualidade percebida do SPC do HF é explicada com base em três dimensões: “fiabilidade, segurança e apresentação ao utente”, “capacidade de resposta empática” e “tangibilidade e suporte laboral”. A primeira dimensão é a que explica uma maior variabilidade dos dados. Existe correlação positiva entre as 3 dimensões e a satisfação geral, sendo que a dimensão “fiabilidade, segurança e apresentação ao utente” é a única que apresenta uma correlação moderada (próxima de 0,5). Conclui-se principalmente que: a qualidade percebida do SPC do HF não é explicada com base nas 5 dimensões propostas por Parasuraman et al. (1988); a dimensão “fiabilidade, segurança e apresentação ao utente” é a que detém maior importância; a qualidade percebida pelos utentes influência a sua satisfação no mesmo sentido; no geral os utentes consideram que o SPC do HF é de qualidade, estando satisfeitos com o mesmo e demonstrando intenção de voltar, caso necessitem.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3680
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.titleQualidade em análises clínicas: avaliação da qualidade percebida pelos utentes na secção de colheitas de um serviço de patologia clínicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Unidades de Saúdepor

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