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Advisor(s)
Abstract(s)
Located in the south of Portugal, the Algarve region belongs to the top twenty travel destinations Worldwide, with a local economy relying strongly on tourism-related activities.
The 365 Algarve program is a set of cultural and artistic events that was launched in 2016. Its main purpose is to increase territorial cohesion in the region by involving residents and local cultural groups in different projects, a bottom-up approach to initiate and sustain an event program.
Cultural events reveal an interesting process to deliver knowledge, produce relational goods, breaking the time line of ordinary life enhancing the subjective well-being of individuals and society. Culture, tourism and territory are experience providers, creating sustainable development, adding meaning to life of residents and unique encounters to visitors. An event experience occurs when individuals are exposed to specific stimuli related to the event, besides the programme itself, such as the eventscape in its social and physical dimensions, producing an individual personal response. In terms of practical application, this research will hopefully contribute to improve measurement instruments to assess the cultural event experience.
This research project has two main objectives: 1) to test the Event Experience Scale (EES), first developed to assess generic event experiences (Geus, Richards & Toepel, 2016), in cultural events settings; 2) to analyse cultural event experiences in relationship to other latent variables: eventscape, memory, and behavioural intentions.
Data was collected from the attendees who were assisting the events from 365 Algarve cultural program. A sample of 394 respondents was collected. A structured methodology and descriptive measures were used. The results confirmed the four dimensions of EES (novelty, cognitive, affective and conative) and a new dimension has emerged, experiential learning.
The outcome of this research is a Cultural Event Experience Scale (CEES) for assessing attendees' experiences on site in cultural events, enhancing its predictive character.
O Algarve, a região mais a sul de Portugal, pertence aos 20 destinos turísticos mais importantes mundialmente, com uma economia local fortemente alicerçada em atividades relacionadas com o turismo. O programa 365 Algarve nasce da ação consertada entre a secretaria de estado da cultura e a secretaria de estado do turismo, com um investimento orçado em 1,5 milhões de euros. Uma abordagem ‘bottom-up’, inédita, para iniciar e suportar um programa de eventos culturais e artísticos na região. O objetivo principal é promover a coesão territorial na região, envolvendo residentes e agentes culturais locais em diferentes projetos. A paisagem cultural e natural do território algarvio é o ponto de partida para o ato criativo. A proposta de reflexão sobre o território conduz à descoberta, à (re) interpretação e deslumbre. É esta reflexão que informa a maioria dos eventos do programa cultural 365 Algarve. O território físico do Algarve e a comunidade que o habita são únicos, juntos garantem o carácter diferenciador deste programa cultural, expondo a identidade regional aos seus habitantes e aos que a visitam. A originalidade do programa reside na abrangência territorial: os eventos são criados e apresentados nos 16 municípios da região; as comunidades locais e residentes são o principal público alvo. Os eventos decorreram de outubro 2016 a maio de 2017, coincidindo com a época de menor fluxo turístico na região. Os eventos culturais revelam um processo interessante na promoção do conhecimento, produção de bens relacionais, interrupção positiva da linha temporal da vida quotidiana, contribuindo para o bem-estar subjetivo dos indivíduos e da sociedade. Cultura, turismo e território apresentam-se como geradores de experiências que adicionam significado à vivencia de residentes e promovem encontros únicos aos visitantes. A cultura apresenta-se como um pilar do desenvolvimento societal sustentável. Encontrar os melhores instrumentos de medição da experiência em eventos culturais é, em última análise, a aplicação prática desta investigação. Esta dissertação tem dois objetivos principais: 1) testar uma escala desenvolvida para medir a experiência de eventos (EEE), em geral (Geus, Richards & Toepel, 2016), agora no contexto especifico dos eventos culturais; 2) analisar a experiência do evento cultural na sua relação com outras variáveis latentes, concretamente: eventscape (Bonn et al., 2007), memória (Oh, Fiore & Jeoung, 2007) e intenções comportamentais (Bonn et al., 2007). A conceptualização da experiência do evento baseia-se no princípio de que os públicos dos eventos são expostos a estímulos específicos, que vão além do programa cultural em si (música, teatro, cinema, etc). O ambiente do evento, ou eventscape, ambas na sua componente social (público e profissionais), na sua componente física (local e os atributos do equipamento) e o conjunto total de estímulos (experiência do evento) produzem uma resposta pessoal (afetiva, cognitiva, conativa e à novidade) com implicações na memória e intenções comportamentais. Este estudo foi conduzido recorrendo a uma metodologia estruturada, de natureza quantitativa. Tendo em conta os objetivos definidos para a investigação, optou-se pelo inquérito por questionário, constituído por quatro secções que respondem a objetivos específicos de estudo: secção I - visa caracterizar a experiência dos eventos na perspetiva dos públicos que os assistem; secção II - pretende caracterizar o ambiente ou atmosfera do evento, eventscape; secção III - visa caracterizar os outputs da experiência do evento através da memória e intenções comportamentais; secção IV - almeja caracterizar o perfil sócio demográfico do respondente. Considerando a subjetividade da experiência pessoal do público, foram introduzidas questões abertas para controlar e validar o conteúdo das escalas. A população em estudo contempla os públicos que assistiram a um conjunto de eventos selecionados a partir do programa de eventos incluídos na programação do 365 Algarve. Os critérios de elegibilidade do respondente consideravam aptos para responder ao questionário os indivíduos com idades acima dos 14 anos. Todos os respondentes menores de 18 anos estavam autorizados pelos seus pais ou tutores legais. O cálculo da dimensão da amostra usou a estimativa mais conservadora para a proporção da amostra (p=0.5), para o nível de confiança de 95% e erro máximo da amostra de 5%. A amostra estimada foi de, pelo menos, 384 respondentes. O questionário, autoadministrado com presença de entrevistador, foi aplicado durante o período compreendido entre Março 2017 e Maio de 2017. O questionário foi distribuído à entrada do evento e todos os elementos do público presentes tiveram a oportunidade de participar. Os eventos, e suas tipologias (música, teatro, cinema, artes visuais, música-gastronomia, animação de património e artes performativas), foram selecionados no período em que decorreu a pesquisa, todos os eventos considerados nas diversas tipologias que estavam em cartaz, foram objeto de seleção aleatória através do lançamento de dados. Os eventos selecionados estavam disseminados por todo o território algarvio, ocorreram em equipamentos e horários distintos. Obteve-se amostra de 394 questionários validados. Os dados obtidos foram analisados usando o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22. Foi produzida uma análise fatorial exploratória para inspecionar a estrutura da Escala da Experiência do Evento, a sua fiabilidade e consistência interna. Os resultados confirmaram as quatro dimensões da EEE (novidade, cognitiva, afetiva e conativa) e sugerem uma nova dimensão: a aprendizagem experiencial. Os resultados obtidos neste estudo sugerem uma Escala de Experiência de Eventos Culturais (CEES), para avaliar as experiências dos públicos durante este tipo específico de eventos. A execução de uma análise fatorial confirmatória é necessária para concluir o teste de validade da escala. Os resultados esperados devem contribuir para o conhecimento do balanço experiencial complexo que representa a interação do território com a cultura e o turismo.
O Algarve, a região mais a sul de Portugal, pertence aos 20 destinos turísticos mais importantes mundialmente, com uma economia local fortemente alicerçada em atividades relacionadas com o turismo. O programa 365 Algarve nasce da ação consertada entre a secretaria de estado da cultura e a secretaria de estado do turismo, com um investimento orçado em 1,5 milhões de euros. Uma abordagem ‘bottom-up’, inédita, para iniciar e suportar um programa de eventos culturais e artísticos na região. O objetivo principal é promover a coesão territorial na região, envolvendo residentes e agentes culturais locais em diferentes projetos. A paisagem cultural e natural do território algarvio é o ponto de partida para o ato criativo. A proposta de reflexão sobre o território conduz à descoberta, à (re) interpretação e deslumbre. É esta reflexão que informa a maioria dos eventos do programa cultural 365 Algarve. O território físico do Algarve e a comunidade que o habita são únicos, juntos garantem o carácter diferenciador deste programa cultural, expondo a identidade regional aos seus habitantes e aos que a visitam. A originalidade do programa reside na abrangência territorial: os eventos são criados e apresentados nos 16 municípios da região; as comunidades locais e residentes são o principal público alvo. Os eventos decorreram de outubro 2016 a maio de 2017, coincidindo com a época de menor fluxo turístico na região. Os eventos culturais revelam um processo interessante na promoção do conhecimento, produção de bens relacionais, interrupção positiva da linha temporal da vida quotidiana, contribuindo para o bem-estar subjetivo dos indivíduos e da sociedade. Cultura, turismo e território apresentam-se como geradores de experiências que adicionam significado à vivencia de residentes e promovem encontros únicos aos visitantes. A cultura apresenta-se como um pilar do desenvolvimento societal sustentável. Encontrar os melhores instrumentos de medição da experiência em eventos culturais é, em última análise, a aplicação prática desta investigação. Esta dissertação tem dois objetivos principais: 1) testar uma escala desenvolvida para medir a experiência de eventos (EEE), em geral (Geus, Richards & Toepel, 2016), agora no contexto especifico dos eventos culturais; 2) analisar a experiência do evento cultural na sua relação com outras variáveis latentes, concretamente: eventscape (Bonn et al., 2007), memória (Oh, Fiore & Jeoung, 2007) e intenções comportamentais (Bonn et al., 2007). A conceptualização da experiência do evento baseia-se no princípio de que os públicos dos eventos são expostos a estímulos específicos, que vão além do programa cultural em si (música, teatro, cinema, etc). O ambiente do evento, ou eventscape, ambas na sua componente social (público e profissionais), na sua componente física (local e os atributos do equipamento) e o conjunto total de estímulos (experiência do evento) produzem uma resposta pessoal (afetiva, cognitiva, conativa e à novidade) com implicações na memória e intenções comportamentais. Este estudo foi conduzido recorrendo a uma metodologia estruturada, de natureza quantitativa. Tendo em conta os objetivos definidos para a investigação, optou-se pelo inquérito por questionário, constituído por quatro secções que respondem a objetivos específicos de estudo: secção I - visa caracterizar a experiência dos eventos na perspetiva dos públicos que os assistem; secção II - pretende caracterizar o ambiente ou atmosfera do evento, eventscape; secção III - visa caracterizar os outputs da experiência do evento através da memória e intenções comportamentais; secção IV - almeja caracterizar o perfil sócio demográfico do respondente. Considerando a subjetividade da experiência pessoal do público, foram introduzidas questões abertas para controlar e validar o conteúdo das escalas. A população em estudo contempla os públicos que assistiram a um conjunto de eventos selecionados a partir do programa de eventos incluídos na programação do 365 Algarve. Os critérios de elegibilidade do respondente consideravam aptos para responder ao questionário os indivíduos com idades acima dos 14 anos. Todos os respondentes menores de 18 anos estavam autorizados pelos seus pais ou tutores legais. O cálculo da dimensão da amostra usou a estimativa mais conservadora para a proporção da amostra (p=0.5), para o nível de confiança de 95% e erro máximo da amostra de 5%. A amostra estimada foi de, pelo menos, 384 respondentes. O questionário, autoadministrado com presença de entrevistador, foi aplicado durante o período compreendido entre Março 2017 e Maio de 2017. O questionário foi distribuído à entrada do evento e todos os elementos do público presentes tiveram a oportunidade de participar. Os eventos, e suas tipologias (música, teatro, cinema, artes visuais, música-gastronomia, animação de património e artes performativas), foram selecionados no período em que decorreu a pesquisa, todos os eventos considerados nas diversas tipologias que estavam em cartaz, foram objeto de seleção aleatória através do lançamento de dados. Os eventos selecionados estavam disseminados por todo o território algarvio, ocorreram em equipamentos e horários distintos. Obteve-se amostra de 394 questionários validados. Os dados obtidos foram analisados usando o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22. Foi produzida uma análise fatorial exploratória para inspecionar a estrutura da Escala da Experiência do Evento, a sua fiabilidade e consistência interna. Os resultados confirmaram as quatro dimensões da EEE (novidade, cognitiva, afetiva e conativa) e sugerem uma nova dimensão: a aprendizagem experiencial. Os resultados obtidos neste estudo sugerem uma Escala de Experiência de Eventos Culturais (CEES), para avaliar as experiências dos públicos durante este tipo específico de eventos. A execução de uma análise fatorial confirmatória é necessária para concluir o teste de validade da escala. Os resultados esperados devem contribuir para o conhecimento do balanço experiencial complexo que representa a interação do território com a cultura e o turismo.
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Keywords
Medição da experiência Experiência de eventos culturais Eventscape Experiência de eventos